Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Polícia Militar de Santa Catarina dá início à formação de novos policiais

Quinta, 03 de março de 2011


Florianópolis  - A semana começou agitada no Centro de Formação da Polícia Militar de Santa Catarina, localizada em Florianópolis. Jovens de 22 a 29 anos, de todo o Estado, que passaram pelo processo seletivo para ingressar na corporação, iniciaram as aulas práticas e teóricas de preparação de policiais. O curso vai formar cerca de 500 soldados e 25 novos oficiais que aumentarão o efetivo da Polícia Militar de Santa Catarina, que hoje é de 10,7 mil profissionais.

O processo de preparação dos novos soldados terá a duração de sete meses, sendo dividido em três fases. Nas duas primeiras etapas, os policiais receberão dentro da academia aulas teóricas e práticas sobre disciplina, legislação e psicologia social. Na terceira fase, um diferencial em relação aos outros anos, os policiais atuarão nas ruas, diretamente nas comunidades. "As turmas foram divididas por 11 regiões e estão sob a responsabilidade de um capitão e um sargento da respectiva região que o soldado fará parte. Assim, além do treinamento técnico, o policial receberá informações e particularidades de cada local, aproximando-o da realidade", afirma o comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Nazareno Marcineiro.

Outro diferencial da nova turma é que todos os jovens já possuem curso superior. Entre os exemplos, estão os professores de Capivari, Mariele Albino Martins, de 25 anos, formada em Letras, e Anselmo Ladislau Constantino, 26, formado em Educação Física. Noivos, os professores passaram juntos no processo seletivo. "O policial tem a oportunidade de ajudar as pessoas e isso é muito gratificante. Pretendo ter uma carreira, crescer profissionalmente e atuar com muito respeito", explica Mariele. "Já havia tentado outras vezes e consegui passar agora. Sei que o curso será de muito trabalho e suor, mas é necessário para nosso desempenho nas ruas e para servir as pessoas", afirma Constantino.

Referência - A formação de oficiais leva mais tempo que a de soldados. Os jovens, todos bacharéis em Direito, deverão ser preparados nos próximos dois anos para assumir suas funções junto às comunidades. Na turma que começou essa semana, cerca de 50% são provenientes de outros estados. "Temos cadetes (oficiais em formação) do Paraná, Pernambuco e até do Maranhão", explicou o coronel Nazareno.

De acordo com o cadete Felipe Aragão, 26, de São Luis (MA), o que o atraiu a Santa Catarina é a qualidade da polícia catarinense. "Em cursos e por colegas, sempre ouvi que a PM de Santa Catarina é uma referência pela organização. Aqui, já comprovei que as instalações, o tratamento e o treinamento são realmente muito bons", afirma o cadete.

Aula inaugural - Com uma visão nova e mais humanizada sobre a atuação da polícia no atendimento ao cidadão, as turmas terão aula inaugural ministrada pelo governador Raimundo Colombo. O evento será realizado no dia 10 de março, às 16h, no Teatro Pedro Ivo. "Nossa linha de ensino se volta para aquilo que o governador expõe em que o servidor tem que servir a população, desempenhando sua função com competência e voltada às pessoas", completa o comandante.

Além das turmas que iniciaram nesta semana, também estão em formação no local, 70 sargentos, no Curso de Aperfeiçoamento, 100 alunos, no Curso de Formação de Sargentos, e 41 profissionais no Curso de Formação de Cabos.

Informações adicionais: jornalista Claudia de Conto, telefone (48) 3221-3142 / 9161-6455, e-mail claudia@secom.sc.gov.br



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA