Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

ACIBALC Conhece projeto "Praça do Cidadão"

Quinta, 03 de março de 2011


 Balneário Camboriú - Na manhã dessa quarta-feira (2), a convite da ACIBALC, o Secretário de Planejamento de Balneário Camboriú Auri Pavoni e o arquiteto e projetista Enio Faqueti se reuniram com a diretoria da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú, e associados, para a apresentação do projeto “Praça do Cidadão”. Trabalhado desde 2008 por Faqueti, a primeira fase consiste na revitalização de uma área do morro localizado na Avenida do Estado ao lado do Quartel do Corpo de Bombeiros.

 O “projeto conceito” prevê inicialmente a desapropriação de uma área   de cerca de 30 mil m2, através de investimentos públicos e privados, para a construção de um amplo Centro Administrativo Municipal. Além da centralização de todas as secretarias e departamentos da prefeitura em um edifício, o projeto engloba ainda a criação de um centro cultural, um centro empresarial  e um empreendimento hoteleiro.

 Segundo Pavoni, “a solução é viabilizar os recursos junto à iniciativa privada incluindo a construção de empreendimentos como é o caso do centro empresarial e do hotel que, além de agregarem valores ao projeto, o tornariam viável”, explicou. Segundo o secretário, a centralização do governo municipal otimizará custos administrativos - como deslocamento de funcionários, transporte de documentos e outros - e proporcionará mais agilidade nos serviços prestados e no atendimento ao cidadão.

 Após a apresentação, os membros da diretoria e demais associados questionaram o impacto naquela região com a implantação do projeto, abordando outros fatores como: fluxo de veículos, transporte público e obras de saneamento básico.

 Pavoni disse que a obra da Praça do Cidadão prevê mais de 1.500 espaços   para estacionamento de veículos que, segundo ele, promoverá um equilíbrio no número de vagas na região, além dos espaços reservados aos ciclistas e motociclistas.

 O projeto visa resolver também  o impacto visual negativo que o morro causa na situação atual (desmoronado e sem possiblidade de recuperação) e a valorização do entorno  foi destacado por Enio Faqueti.

 OUTRAS OBRAS PREVISTAS

Na ocasião, o Secretário de Planejamento citou ainda projetos de melhorias previstas em transporte público como a geração de corredores para ônibus – que facilitará o fluxo no sistema viário.

 Em relação aos alagamentos, Pavoni destacou o exemplo da construção da galeria sob a pista da 5ª Avenida, que eliminou transtornos de inundações que ocorriam anteriormente. Além disso, anunciou recursos na ordem de R$ 24 milhões que em breve deverão ser liberados pela Caixa para obras de macrodrenagem e alargamento de 9 para 15 metros do Rio Peroba, melhorando de forma significativa a capacidade de vazão e drenagem das águas conduzidas pelo rio. “Já temos o apoio da prefeitura de Camboriú e essas obras resolverão em grande parte  os problemas de alagamento”, explicou. “Sem o alargamento não adianta jogar água no Rio Peroba do jeito que está porque irá sobrecarregar o rio prejudicando os municípios”, complementou.

 “A Acibalc está empenhada e decidida em colaborar desde que os projetos sejam feitos de forma a promover um crescimento sustentável da cidade”, disse a presidente da Acibalc Magda Bez. Segundo ela, a realização do encontro é o primeiro de outros para o aprofundamento do tema. O objetivo é levar ao conhecimento dos empresários as propostas e projetos que refletem no dia a dia da sociedade, além de promover discussões e sugerir ações viáveis colaborando com iniciativas ao bem comum.

 Acibalc – Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú

Informações: www.acibalc.com.br



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA