08/10/2014 |
O Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) interditará a Serra do Corvo do Branco, na SC-370, entre os quilômetros 98,8 e 104,8, em ambos os sentidos, por 12 meses, a partir do dia 14 desse mês. A medida, anunciou o presidente Paulo Meller, “permitirá os serviços de contenção de encostas e terraplanagem numa faixa de rolamento sinuosa e estreita”. Foto: Chênia Cenci / SDR Braço do Norte
>>> Foto para download na galeria As rotas alternativas para o Planalto Serrano serão pela Serra do Rio do Rastro, a SC-390, e a BR-282. Essa é a segunda etapa de pavimentação da rodovia. Na anterior, foi asfaltado o trajeto entre Urubici e a localidade de Campo dos Padres. Meller chamou a atenção dos motoristas para a existência de obras em praticamente toda a extensão da rodovia entre Tubarão e Urubici, onde o poder executivo aplicará mais de R$ 177,3 milhões até 2016. “É o maior empreendimento rodoviário do Governo em volume de recursos”, enfatizou. A primeira etapa, com 20,6 quilômetros entre Urubici e Campo dos Padres, iniciou dezembro de 2008 e ficou pronta em março de 2012. Arte: Deinfra
>>> Imagem para download na galeria Nesse momento, há trabalhos em andamento nos seguintes trechos: Tubarão a Braço do Norte/São Ludgero e de Grão Pará (localidade de Aiurê) a Urubici. O primeiro, entre Grão Pará e Urubici, foi dividido em dois segmentos: um de Aiurê até Campo dos Padres (9,6 quilômetros) e que compreende a área a ser interditada de 6 quilômetros >>> Mapa e detalhes em vídeo no canal do Deinfra no Youtube Ele concentra as rampas mais íngremes e as curvas mais acentuadas. Para segurança dos usuários, foram projetados 15 locais de parada. No seguinte (Grão Pará - Aiurê), além da colocação de asfalto, estão sendo construídas três pontes, que substituirão as antigas, de madeira. TUBARÃO - BRAÇO DO NORTE O Deinfra autorizou, semana passada, a restauração de outros 32 quilômetros da SC-370, entre a BR-101 (Tubarão) e Braço do Norte/São Ludgero. Serão realizados, além do asfaltamento, o sistema de drenagem e implantada nova sinalização. “Por essa rodovia, principalmente nesse trecho, circulam diariamente cerca de 10 mil veículos”, salientou Meller. A empresa tem 30 dias para instalar sua logística. “Nesse período, montará o canteiro de obras, trará maquinário e o pessoal para iniciar os trabalhos e concluí-los em 18 meses. Importante lembrar que o trecho entre Tubarão e Gravatal será inteiramente recuperado, ou seja, com todas as camadas retiradas e recuperadas, nos oferecendo uma rodovia totalmente nova”, acrescentou o presidente do Deinfra. ACESSO NORTE DE TUBARÃO Em decorrência do tráfego pesado na SC-370, entre Tubarão e a comunidade de São Martinho, o Deinfra iniciou a construção do Acesso Norte de Tubarão (novo segmento da SC-370) com 4,5 quilômetros, disse o diretor de Planejamento da autarquia, William Wojcikiewicz. A estrada terá pista dupla, com canteiro central e iluminação, passeio, ciclovia, tratamento especial para terrenos alagadiços e um viaduto em São Martinho. TRAVESSIA A abertura ao tráfego de veículos pela primeira vez e de forma pioneira da Serra do Corvo Branco ocorreu em 1980. De acordo com relatos da comunidade, desde 1974 havia condições de travessia no local. Em 1999 foi ampliada a largura do corte e pavimentado 600 metros. SC-370 - OBRAS 2008 - 2012 - Urubici - Campo dos Padres - 20,6 KM - R$ 36.957.285,18 2013 - 2015 - Grão Pará - Aiurê - 23,47 KM - R$ 39.799.866,08 2014 - 2015 - Grão Pará - Aiurê (3 pontes) - 86 metros R$ 1.527.519,55 2014 - 2016 - Aiurê - Campo dos Padres - 9,3 KM - R$ 36.109.181,22 2014 - 2015 - Tubarão - Braço do Norte/São Ludgero - 32 KM - R$ 12.837.910,62 2014 - 2016 - Acesso Norte de Tubarão - 4,53 KM - R$ 50.142.335,24 |