São Bento - A vida é cheia de detalhes. Idas e vindas marcam o passar dos anos. Ora podemos contemplar a beleza das flores, ora sentir o fervor da tempestade. Pacientes que aguardam na fila de transplantes sentem diariamente a angústia da espera e a esperança de poder recomeçar.
A doação de órgãos é um gesto nobre que todos podemos realizar ainda em vida, conversando abertamente com os familiares e alertando sobre essa vontade. No próximo dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos. O Hospital e Maternidade Sagrada Família, como forma de homenagear os familiares de doadores, realizou na quinta-feira dia 25 uma missa especial de agradecimento.
Com objetivo de enaltecer a importância da doação de órgãos e tecidos, os profissionais do Sagrada Família fazem a divulgação com a entrega de panfletos e orientação para a comunidade neste dia 26. Atividades internas e divulgação na mídia também estão na programação da semana.
Hospital é credenciado
O Hospital e Maternidade Sagrada Família, desde 2012, possui credenciamento para realizar a captação de córneas e múltiplos órgãos com acompanhamento e coordenação da SC Transplante. Na instituição, o trabalho é realizado por equipe especializada, a Cihdott – Comissão Intra-hospitalar de doação de órgão e tecidos para transplante, que coordena os procedimentos internos. Formada por cinco enfermeiros e um cirurgião geral, a Cihdott é responsável por todas as fases da doação, recebendo apoio e capacitação constantes.
No último ano aconteceram três treinamentos importantes, dois na cidade de Joinville, promovidos pela SC Transplantes, e um em São Paulo, no Centro de Estudos do Hospital Albert Einstein. Desde 2013 foram realizadas 23 captações, sendo cinco de múltiplos órgãos e as demais de córneas.