Esta coluna pretende aproximar as pessoas interessadas em construção civil, com artigos que possam tirar algumas dúvidas de como proceder ou então entender algumas coisas inerentes à construção, reforma, financiamentos ou apenas curiosidades. Esta coluna será desenvolvida pelo engenheiro civil Angelo Treml e a arquiteta Luciana Albino, ambos atuando na PROJEÇÃO Projetos e Construções.
Breve Currículo
Angelo Treml, nascido em São Bento do Sul, filho de Leopoldo e Rita Treml. Casado com Michele de Oliveira Treml, pai de Guilherme e Isabela. Engenheiro civil, há 14 anos, com diversas Especializações e MBAs . Também foi professor universitário, lecionando Matemática para turmas de Administração de Empresas e Ciências Contábeis.
A História da Engenharia
Confunde-se com a história da própria humanidade a história da engenharia. De acordo com estudos de paleontologia, os primeiros hominídeos eram carnívoros e, como não possuíam garras ou dentes afiados, necessitaram de ajuda para superar esse problema. Isto os forçou à fabricação de ferramentas, que inicialmente eram pedaços de pedras com a ponta aguçada.
O surgimento da agricultura, e o domínio do fogo e o advento da fala foram os acontecimentos mais marcantes da história da evolução humana. Após a agricultura, veio a domesticação de animais, além de criar o estoque alimentar de reserva. Assim, não havia mais necessidade de mudanças frequentes. Nesse momento o homem passou a sedentário, originando as comunidades permanentes e desenvolveu uma engenharia de tijolos e pedras.
Na Grécia
Os gregos, com seus conhecimentos de matemática, deram grande contribuição para o progresso da humanidade e o filósofo Pitágoras foi um dos primeiros a argumentar e forma dedutiva, aplicando argumentos puramente lógicos a princípios e axiomas. Esta base matemática foi fundamental para o desenvolvimento dos cálculos, amplamente utilizados na engenharia.
No Brasil
Os profissionais especializados atuaram desde o descobrimento, ocasião em que foi utilizada a engenharia naval, astronomia, matemática, cartografia, para conduzir a frota de Cabral até nossas praias. Com a descoberta do ouro, as atividades relacionadas com a geologia e a engenharia de minas foram intensificadas.
Com a vinda da família imperial, em 1808, o conhecimento foi incrementado pela existência de diversos tipos de profissionais na comitiva. Em seguida foram criadas as primeiras escolas técnicas na colônia.
Até por volta de 1900, o exercício profissional era livre no país, mas o governo se viu pressionado a elaborar legislações, tentando limitar o exercício ilegal de algumas profissões.
A primeira profissão a ser regulamentada foi a de engenheiro agrimensor. Em 1933 regulamentaram-se as profissões de engenheiro agrônomo e engenheiro civil. Nesse ano foi também criado o Sistema CONFEA/CREA.