Brasília/DF - Buscando ampliar o reconhecimento da categoria dos administradores públicos perante a sociedade, o deputado federal Mauro Mariani (PMDB/SC) apresentou o projeto de Lei que institui o dia nacional da classe. O parlamentar sugere que a data seja comemorada no dia 05 de julho de cada ano.
Percebe-se nos dias atuais o crescente desenvolvimento e expansão por todo o País dos cursos na área de Administração Pública, formando profissionais que terão como principal característica a administração regida por leis. A competitividade, globalização e avanços tecnológicos exigem ainda mais eficiência e eficácia na prestação de serviço público. “É inegável a importância dos gestores públicos para a sociedade em função de sua responsabilidade pela estratégia, definição de objetivos e caminhos da administração, representando a vontade e os anseios da coletividade, de maneira clara e transparente. É o gestor público pivô das mudanças necessárias para o desenvolvimento do País, movido por agendas de modernização e reforma dos serviços públicos”, afirma Mauro Mariani.
O estado de Santa Catarina é pioneiro ao homenagear a classe, instituindo o Dia Estadual do Administrador Público através da Lei 14.180/2007, na mesma data proposta por Mauro Mariani. O projeto na Câmara leva o número de 518/2011 e surgiu após a indicação da Federação Nacional dos Estudantes de Administração Pública – FENEAP.