Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

KAREN PRESTES LANÇA DOCUMENTÁRIO SOBRE HUGO DELAVALLE NO PRÊMIO DESTERRO

Quinta, 14 de agosto de 2014

 
Um dos mais importantes bailarinos do século XX será homenageado pessoalmente no palco do Teatro Ademir Rosa aos 82 anos
 
     O documentário “A Trajetória Profissional do Bailarino e Coreógrafo Hugo Delavalle”, da jornalista e bailarina clássica Karen Prestes, estreia dia 22 de agosto, às 19h, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura, antecedendo as apresentações da terceira noite do Prêmio Desterro – 5° Festival de Dança de Florianópolis. Em sua primeira exibição, o vídeo é uma homenagem da diretora ao artista argentino que após percorrer os palcos do mundo escolheu o Brasil para viver há 45 anos. “Sou grata a Hugo por tudo o que aprendi como bailarina e também aos ensinamentos que carrego para minha vida”, diz a autora, que integrou o grupo de balé criado por ele em Passo Fundo (RS), na década de 1990.
     A obra gravada em HD e Full HD dura pouco mais de 20 minutos e conta o percurso deste descendente de italianos que iniciou-se na dança aos 14 anos, em Rosário, a cerca de 300 quilômetros de Buenos Aires, e se tornou um dos mais brilhantes bailarinos do mundo no século XX. A ideia já havia surgido quando Karen entrou para a faculdade de jornalismo na Universidade Estácio de Sá, em São José (SC), concretizando-a tempos depois como seu trabalho de conclusão de curso. “Acredito que a incrível história do artista merece ser divulgada. Ele dedicou a vida à arte e através de seu talento, determinação e disciplina conseguiu alcançar os mais elevados cargos como bailarino”, justifica.
     Conforme a jornalista, não existe nenhum trabalho em vídeo sobre Hugo. Poucos textos o mencionam, a exemplo de algumas publicações em sites e no livro comemorativo aos 50 anos do Stuttgart Ballet, na Alemanha. A garimpagem das informações começou pelas entrevistas com o próprio coreógrafo e na pesquisa do material que ele guarda com carinho, como álbuns organizados cronologicamente com recortes de jornais, fotografias e registros por todos os lugares onde dançou. “O documentário é um produto inédito. Em breve, será traduzido para o inglês”.
     As primeiras gravações ocorreram em Guaratuba, cidade do litoral paranaense, onde Hugo mora, hoje aposentado, aos 82 anos. Na sequência, em Passo Fundo, Karen obteve depoimentos de ex-integrantes do grupo de dança que levava o nome do artista e do qual ela fez parte. Já em São Paulo foram entrevistados o também bailarino e coreógrafo Hugo Travers, amigo de Delavalle, e Ana Botafogo, a quem ele convidou para interpretar “Giselle”, o primeiro papel importante da carreira da bailarina. O próprio Delavalle foi seu partner neste balé de repertório apresentado pela primeira vez no Teatro Guaíra, em Curitiba, no final dos anos de 1970. O documentário foi finalizado no último mês de junho, nas unidades da Estácio de Sá de São Paulo e de São José.
 
Hugo Delavalle
     Seu primeiro contrato profissional foi no Teatro Argentino de La Plata, já como primeiro-bailarino. Trabalhou em vários grupos da Argentina até se mudar para a Europa, tendo se apresentado por grandes companhias. Na França, integrou o Grand Ballet du Marquis de Cuevas. Em seguida, foi convidado para assumir o cargo de primeiro-bailarino do Stuttgart Ballet, na Alemanha, sendo reconhecido pelo público como o “Pássaro Azul”, personagem que o consagrou. Ainda no mesmo país, trabalhou no Opernhaus Köln, como bailarino principal; no Deutsche Opern AM Rhein Düsseldorf, como primeiro-bailarino; e como artista convidado nos teatros Staats Theater de Wuppertal, Stads Theater Bonn e National Theater de München.
     Sua contribuição cultural no Brasil começou pela direção do Teatro Guaíra, em Curitiba, onde também foi diretor artístico do Stúdio D1. Trabalhou na Academia Tatiana Leskova, no Rio de Janeiro; foi professor e diretor artístico da Cia. de Dança Palácio das Artes, em Belo Horizonte; deu aulas na Cisne Negro Cia. de Dança e no Theatro Municipal de São Paulo; e no Instituto Superior de Arte do Teatro Colón, em Buenos Aires. Atendendo convite especial do governo da China, ensinou balé na Academia Nacional de Artes de Taiwan e para o Chamber Ballet Taipei, da Universidade Cultural da China.
     Em Passo Fundo (RS), na década de 1990, criou o Ballet de Câmara Hugo Delavalle, composto por alunos de nível avançado e que se manteve por seis anos. Bailarino, coreógrafo e professor, também foi jurado em grandes festivais de dança, com os de Bento Gonçalves (RS) e Joinville (SC).
 
Karen Prestes
     Graduada em educação física e pós-graduada em teatro educação pela Universidade de Passo Fundo (UFP), em seguida fez cursos de interpretação para cinema e TV no Rio Grande do Sul e interpretação teatral no Rio de Janeiro. Integrou o Ballet de Câmara Hugo Delavalle, em Passo Fundo (RS), tendo se apresentado em diversos festivais da América Latina. Em Seul, Coreia do Sul, fez parte do elenco do musical da DFP Productions, exibido no Teatro Kayagun, um dos maiores da Ásia. Participou como atriz de peças de teatro e curta-metragens em Porto Alegre.
     Recentemente, concluiu a graduação em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, em São José (SC). Foi coordenadora de projetos de empresa de assessoria de comunicação; apresentadora, produtora e diretora de programas de TV nas cidades de Passo Fundo (canal 20 da NET) e Florianópolis (TVCOM/Grupo RBS e SBT SC). Atualmente,tem sua própria empresa e trabalha com projetos direcionados à TV e cursos de media training. Nos estudos, prepara-se para o mestrado em comunicação. “A Trajetória Profissional do Bailarino e Coreógrafo Hugo Delavalle” é seu primeiro documentário.


Comente





Gabrielle Dias Dias


Esse ser humano maravilhoso foi meu professor e tive a oportunidade de conviver e trabalhar com ele em Guaratuba. Saudades e gratidão eterna

Responder      11/01/2020

Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA