A publicação: sessenta páginas e nove editorias (Fotos Divulgação) Informativo muda de formato depois de 25 anos de história
Joinville - O informativo da Diocese de Joinville, que já existe há 25 anos, agora é uma revista de sessenta páginas - com nove editoriais e uma variedade de informações. O lançamento oficial aconteceu no último dia 18, na Mitra Diocesana. O primeiro número da "Revista Diocese Informa" está circulando nas 46 paróquias e 430 comunidades da diocese. Há indícios de que o informativo tenha sido criado muito antes dos registros arquivados na Diocese de Joinville, que já completa 84 anos. O primeiro registro concreto data de julho de 1986. Intitulado "Boletim Diocese Informa", o primeiro informativo era datilografado e passou a ser impresso em 1994, como jornal tablóide de 20 páginas.
Levar ainda mais informação para os leitores cristãos é uma das metas do bispo diocesano, dom Irineu Roque Scherer. "Sabemos que a evangelização se faz de diversas maneiras e uma delas é a evangelização escrita. A intenção é que a revista seja uma ligação forte com a vida da diocese de Joinville", explica o bispo. "Por isso, nossa mensagem quer se estender às famílias da diocese e outras, para que ela possa entrar no seio de cada lar. O hábito da boa leitura forma os cidadãos de amanhã", acrescenta.
PROFISSIONAIS
A diocese contratou profissionais para a produção de seu novo periódico e preparou o padre Ivanor Macieski, que se especializou em Comunicação pela Universidade Gregoriana em Roma. A equipe é responsável pelas nove editorias da revista: Institucional, Vida da Igreja, Formação, Vida Pastoral, Paróquias, Evangelização e Liturgia, Notícias, Variedades e Igreja em Ação. A revista, além de informar sobre os eventos e os acontecimentos da diocese, leva formação através de artigos escritos por padres, filósofos, seminaristas e leigos, que colaboram com informações de suas paróquias e comunidades.
Grande parte do conteúdo é desenvolvida pelos leigos da igreja, que se dispõem voluntariamente a contribuir com a publicação. O apoio dos colaboradores é fundamental para manter o informativo sempre vivo. O diretor da revista e assessor da Pastoral da Comunicação, padre Ivanor Macieski, ressalta que "a revista foi elaborada com objetivo de evangelizar, formar e integrar o povo cristão".