Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Projeto pioneiro no Cras Serra Alta

Segunda, 28 de fevereiro de 2011

 

Clique para ampliar
Área está sendo preparada para receber a horta (AIPMSBS)

 


São Bento - A Prefeitura de São Bento do Sul, através da secretaria de Assistência Social, oferece várias atividades para os moradores através do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. No bairro Serra Alta a prefeitura está implantando um projeto pioneiro na cidade. O projeto Hortas Comunitárias, desenvolvido através de parceria com a UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. O bairro foi o primeiro a ser escolhido pelo seu alto número de habitantes, e pelo maior risco de vulnerabilidade.

 Conforme Juvita Lucia Tiburski, o projeto teve início no ano passado com palestras, passando agora para uma base concreta, que é a elaboração dos canteiros e a elaboração do adubo orgânico, que estão sendo feitos pela própria comunidade.

 O local receberá diversas culturas, desde plantas medicinais, verduras, frutas, arvoredo. Mas o principal agora é a verdura. “É fazer com que a pessoa não tenha só o arroz e feijão no prato, que isso quando necessário o Cras oferece”, disse a responsável pelo projeto. Outro ponto apontado por Juvita é o nutriente para as crianças, gestantes e idosos. E o mais importante, tudo natural, sem agrotóxicos. “A comunidade vai plantar, colher e levar pra casa”, complementa.  

 Como parte do projeto, técnicos da UFSC fazem reuniões periódicas com os moradores e participantes do projeto para explicar técnicas sobre manejo do solo, plantação, como manter as pestes afastadas da plantação e também técnicas de colheita. Os moradores ouvem atentos as explicações dos universitários e muitos levam esta experiência para dentro de suas próprias casas.

 Caso haja excesso na colheita de alguma espécie, a comunidade fará a venda desses produtos. A secretaria está estudando a melhor forma para fazer a comercialização de todo esse excesso de cultivo. E também palestras serão realizadas para orientar os moradores de como comercializar da melhor maneira possível.

 A dificuldade do Cras é desmistificar para a população que o Cras é um local onde vai somente em busca de benefício. Mas o Cras não é só isso, são várias atividades que estão a disposição da comunidade. São oferecidos cursos de artesanato, palestras e várias atividades. Hoje, o carro chefe é o projeto das hortas que visa inserir a comunidade e reverter em benefício a saúde dos próprios moradores.

 No bairro Serra Alta o projeto está sendo desenvolvido no Centro Social Urbano. Uma área de em torno de 1.000m2 está sendo preparada para receber a horta. Um projeto foi feito para ordenar o plantio. Para iniciarem os plantios falta apenas as máquinas da secretaria de Obras realizarem a drenagem e colocação de tubos no local. “Devido as chuvas a máquina não consegue entrar, mas com um período de estiagem já será possível. Os tubos já estão aqui, aguardando tão somente as condições do tempo serem favoráveis”, disse a diretora e coordenadora do projeto Lindacir Conde.

 Logo após a horta estiver completamente implantada no bairro, a secretaria vai estender o projeto para os outros dois Cras do município, que são os do bairro Oxford e bairro Centenário.

 Os moradores que tiverem interesse em participar deste e dos demais projetos oferecidos pelos Cras de São Bento do Sul, devem comparecer a uma unidade. Onde é feito o cadastramento e analisado a situação para encontrar a atividade que mais se enquadra no perfil de cada morador.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA