Cléverson Israel Minikovsky (Pensando e Repensado)
Advogado
Filósofo
Jornalista (DRT 3792/SC)
No tempo de Neemias Jerusalém fora destruída. Neemias era íntimo do rei e da rainha. Pede às suas Majestades doze anos para voltar para a capital, sua terra natal, para reconstruir os muros da cidade. Todos, com exceção dos tacoítas ajudaram a reerguer os muros. Os tacoítas eram de origem nobre e se recusaram pôr a mão na massa, como se diz em nossos dias. Jerusalém, em alusão às doze tribos, tinha doze portas nos seus muros. As portas foram queimadas. A porta era um lugar muito importante para os hierosolimitanos (quem nasce em Jerusalém). Era uma praça pública, ponto de comércio, local por onde eram recolhidos os rebanhos. Em frente à porta os juízes prolatavam suas decisões. E Neemias diz: restauremos primeiro a porta das ovelhas. A porta das ovelhas era aquela que conduzia a vítima do holocausto ao recinto sacrificial. Ou seja, era restaurando em primeiro lugar o culto a Deus que todo o resto seria mais fácil de reconstituir. No Evangelho de João, Cristo diz de si mesmo: “Eu sou a porta das ovelhas”. Ou seja, em nossa vida sempre estamos construindo ou reconstruindo e isto sempre deve começar pela pessoa de Cristo. Neemias foi para sua terra com poucos homens e a ninguém havia contado qual era a sua intenção. Guardou em segredo os projetos que Deus tinha para si e para a sua cidade natal. Neemias era um homem de muito planejamento. Nada era feito às cegas. Tudo o que precisa ser reconstruído ou foi destruído ou foi mal construído. Assim, a mensagem de Neemias é que se a sua vida familiar, profissional, acadêmica, intelectual, financeira, afetiva, social ou política está abalada, você deve começar restaurando o espírito, e isto só é possível através de Cristo. Neemias nos mostra que o profeta não apenas anuncia o futuro, mas ajuda criá-lo. O verdadeiro profeta é pedreiro, é artífice, trabalhador assim como o próprio Cristo foi carpinteiro. O profeta é um restaurador. O livro de Neemias, apesar de integrar o Antigo Testamento, ou Tanach para os judeus, é absolutamente cristocêntrico. Tudo gira em torno da cidade santa, Jerusalém, que no fundo só vem a ser santa porque um dia se fez anfitriã, ainda que não da melhor maneira, do Filho do Homem. O cuidado que Neemias teve com a Jerusalém terrestre apenas nos chama a atenção para o cuidado que devemos ter para com a Jerusalém Celestial. O reino de Deus precisa estar dentro de nós, precisa existir um lugar santo preparado para Deus, uma Jerusalém bem construída e ornada dentro do coração de cada um de nós. Sobre a diferença de muçulmanos, judeus e cristãos deve prevalecer o olhar firme nas promessas abraâmicas do Senhor Iaweh, que nos tirou de Canaã e nos prometeu uma terra de fartura onde corre leite e mel. O homem depravado nunca cumpre, porque é infiel, o homem honesto cumpre na maioria das vezes, às vezes não consegue arcar com a própria palavra porque as circunstâncias trabalham em seu desfavor, Deus cumpre sempre, porque é fiel e porque nada está fora do seu alcance. Os mais propensos em lhe ajudar são aqueles com quem você tem intimidade. Ora, neste caso não resta a menor dúvida de que a melhor intimidade é aquela que temos com Deus. Porque ele é dono de tudo, tudo pode, não deixe de tratá-lo de uma maneira mais especial do que você trataria a pessoa mais querida da sua família. Se você não pode ser dono do mundo ao menos seja filho do dono. Se as muralhas do seu entorno estão derribadas e você está à mercê dos salteadores, não se esqueça de priorizar a porta das ovelhas. Porque nem todas as portas têm a mesma relevância e a porta das ovelhas guarda conexão com todas as outras portas, a chave desta porta é chave mestra que quebra o código de todas as outras.