São Bento - A Prefeitura de São Bento do Sul, através do Departamento de Trânsito Urbano, está fazendo um estudo para a instalação de botoeiras sonoras em alguns pontos da cidade. Esta era uma solicitação do COMDE – Conselho Municipal do Deficiente, e tende a beneficiar diretamente os deficientes visuais da cidade.
Na tarde desta quinta-feira, 24, foram reunidos alguns deficientes visuais para que estes dessem seus pareceres sobre o novo sistema. De primeiro momento serão instalados em quatro pontos da cidade, sendo um no semáforo em frente a igreja, outro em frente ao Shopping Zipperer, outro em frente aos Correios e mais um no semáforo próximo ao Banco do Brasil.
Luis Carlos Moreira (foto) e sua esposa Adriana Moreira testaram o sistema e aprovaram. Luis também fez a leitura em braile do aparelho. “Pressione o botão por três segundos”, explicou a sua esposa o que dizia na botoeira. Logo após pressionou o botão para dirigir-se a beira da calçada, aguardando o sinal sonoro que identifica que já pode atravessar a via. Enquanto atravessa, o deficiente ouve um sinal sonoro na forma de bip, que vai aumentando gradativamente demonstrando o tempo que se tem para atravessar a rua. Já do outro lado, Luis conta empolgado que o sistema é realmente bom, “Muito bom, consegui atravessar a via com segurança”, disse Luis.
Ewaldo Martins e seu filho Douglas também fizeram uso do novo sistema. Pai e filho são deficientes e utilizam como guia a sua bengala. Douglas fez ainda alguns pedidos para o diretor do Detru, Luiz Antonio Novaski. Entre as solicitações são de que a base do semáforo seja afixada mais próxima a via, facilitando assim o acesso e também otimizando o tempo. Douglas também pediu para que seja feita uma guia até o semáforo, para facilitar o usuário na sua localização. O pai Ewaldo também se diz satisfeito com a novidade “Tá muito bom, bem tranquilo. O tempo de travessia também está ótimo”, declarou Ewaldo.
Após a aprovação dos usuários o Detru – Departamento de Trânsito Urbano da Prefeitura de São Bento do Sul já irá preparar os tramites para compra dos demais equipamentos. “Estávamos apenas aguardando as instruções dos usuários, nosso passo agora é de fazer as adequações conforme pedido e depois a instalação dos aparelhos”, disse o diretor.