No domingo, 18, é o Dia Nacional e Municipal de Combate à Violência e Exploração Sexual Infanto Juvenil. Para lembrar a data, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Secretaria de Assistência Social, promove no sábado, 17, o “Pedágio Consciente”. A ação ocorre das 9 às 14 horas, em diversos pontos da cidade. Durante o evento, será distribuído material informativo sobre o tema.
A violência sexual é um problema grave que atinge milhares de crianças e adolescentes por todo o país. Por isso, há mais de 10 anos, é celebrado anualmente no dia 18 de maio, o Dia Nacional e Municipal de Combate à Violência e Exploração Sexual Infanto Juvenil.
Em São Bento do Sul, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realiza, através do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (PAEFI), o atendimento às crianças e adolescentes vítimas de abuso ou exploração sexual, contribuindo para o fortalecimento da família no desempenho de sua função protetiva, na reparação de danos e prevenindo a reincidência deste tipo de violência. O CREAS fica localizado na Rua João Mülhbauer, 169, bairro Serra Alta.
Informação – A data 18 de maio foi escolhida em memória da menina Araceli que, com apenas oito anos de idade, foi cruelmente violentada e assassinada. O fato ocorreu em 18 de maio de 1973, em Vitória, Espírito Santo. Debates, eventos e manifestações públicas marcam a data com o objetivo de alertar a população sobre o problema.
Uma das principais ferramentas conquistadas pela sociedade é o Disque 100, serviço da Secretaria de Direitos Humanos que recebe denúncias de violações de direitos humanos. Em São Bento do Sul, a data faz parte do calendário oficial desde 2011.