Visando melhorias para os motoristas que necessitam cruzar a BR-280 para se deslocar para os bairros Vila Nova e Campo Lençol, o Vereador Arlindo André da Cruz, o Piska (PSD), apresentou requerimento ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) onde pede que seja feita novamente a instalação da lombada nas proximidades do Supermercado Germânia, na BR-280. O documento solicita ainda providências do departamento para a reimplantação do redutor de velocidade nas proximidades do trevo de acesso aos bairros Industrial Norte e Industrial Sul.
“Solicitamos que a lombada anteriormente existente naquele local seja novamente colocada, para facilitar o cruzamento dos veículos em direção a Serrinha bem com acesso a Rua Paulina Pillati no bairro Vila Nova”, defendeu Piska. “O supermercado e outros comércios das imediações também são responsáveis por grande movimentação de pedestres cruzando a BR-280 diariamente”, lembrou. O Vereador citou o fato de que da mesma forma como acontece no acesso aos bairros Vila Nova e Campo Lençol, também são muitas as dificuldades de quem tenta cruzar a rodovia em direção ao Industrial Norte e Sul em horários de pico.
“A solução a médio e longo prazo é um contorno, temos que pensar no bem comum da comunidade, mas enquanto isso não acontece pedimos estas soluções”, citou ainda Piska. “O DNIT não atende Rio Negrinho”, lamentou o Vereador Silvio Kuss (PMDB) que citou o fato de que praticamente todos os vereadores já fizeram cobranças junto ao departamento e nunca tiveram respostas positivas. “A nossa sorte é que os motoristas ainda são conscientes, pois senão com o intenso movimento, o número de acidentes graves seria muito maior”, acredita Kuss que se disse favorável ao fechamento da rodovia federal como forma de protesto ao descaso do DNIT.
“No começo do ano eu e o Vereador Ronei (Lovemberger) pedimos uma faixa de pedestres elevada também em frente ao Jornal Perfil e até hoje não veio ninguém do DNIT nem sequer averiguar. Mexer com eles é complicado”, reclamou a Vereadora Liliana Schroeder Jurich (PMDB). “Um elevado desafogaria o transito por isso aproveito também para pedir aos lideres do governo em que pé está esse projeto”, emendou Piska que anteriormente já havia solicitado junto ao DNIT a construção de um túnel para a passagem dos alunos que saem das escolas Jorge Zipperer, Menino Jesus e APAE. “O túnel foi prometido, mas eles não fizeram nada”, desabafou.