Swami Omkarananda – Monge indiano de Rishikesh (centro mundial de meditação e yoga) que esteve em Campo Alegre, na Chacarãnanda Ashram, Engenheiro de formação, cinco mestrados e um pós-doutorado em metafísica,Suamy Onkarananda se tornou monge unindo a ciência com a espiritualidade. Ele concedeu entrevista ao Evolução e teve como interprete a anfitriã e proprietária do Centro de Estudos, Maria Laura Garcia Packer.
EVOLUÇÃO – Como ele chegou aqui?
MARIA LAURA GARCIA PACKER - Ele veio a nosso convite e especificamente para dar cursos. Ele está conosco desde o dia 2 de abril e vai embora só no dia 26 de maio.
EVOLUÇÃO – O que levou Suamy a se tornar um monge?
SWAMI OMKARANANDA/MARIA LAURA – Aconteceu de ele se tornar um monge. Nunca tinha planejado, porque ele era um cientista. Se tornar um monge veio de uma força interna.
EVOLUÇÃO – E a vinculação com a família?
SWAMI OMKARANANDA/MARIA LAURA – Mantém um bom relacionamento com a família, às vezes ele vai ao encontro deles, outras eles o visitam.
EVOLUÇÃO – E o celibato?
SWAMI OMKARANANDA/MARIA LAURA – Sim. Celibatário.
EVOLUÇÃO – Que tipo de curso ele veio ministrar?
SWAMI OMKARANANDA/MARIA LAURA – Ensinar meditação, essência do perdão, o entendimento da lei do carma. Essa lei é tanto uma lei física newtoniana como uma lei espiritual, a lei do carma. Também nos ensinar como reduzir a ansiedade, o medo, a raiva e o estresse.
EVOLUÇÃO – O trabalho é feito só com iniciantes ou pessoas já praticantes?
SWAMI OMKARANANDA/MARIA LAURA – Trabalha com todas as pessoas, iniciantes, intermediários, avançados, De acordo com o ponto que a pessoa está. Ele ajuda no desenvolvimento.
EVOLUÇÃO – Como é cotidiano de um monge?
SWAMI OMKARANANDA/MARIA LAURA – Normalmente às quatro da manhã ele levanta. Faz meditação, após alguma prática de yoga para o corpo físico e algumas técnicas respiratórias. Quando está no monastério faz também outros trabalhos que estão relacionados ao monastério. Quando têm pessoas iniciando no caminho da meditação que estão no monastério ele tem a responsabilidade de orientá-las, guiá-las na meditação. Desta forma usa todo o dia, muita leitura, muito estudo.
EVOLUÇÃO – E a religião em si?
SWAMI OMKARANANDA/MARIA LAURA – Ele nasceu dentro da tradição Indu que se chama Sanatana Dharma. E a medida que vai se aprofundando no estudo e na prática, percebemos que todas religiões são uma só. Elas tem os mesmos ensinamentos de formas diferentes. Particularmente o mestre dele não acredita em nenhuma religião. Ele acha que todas são uma só e segue a religião do coração. Então por isso que a religião dele é seguir o próprio coração. O mestre dele diz que o amor é a sua religião e o coração é o seu templo. Todas as religiões do mundo buscam desenvolver o amor, e todas procuram a paz e a felicidade. Se você vai cada vez mais dentro, profundamente dentro de você, irá descobrir que a verdadeira religião é o amor. Daí iremos perceber que os templos, as mesquitas, as igrejas todas, estão no nosso coração. De acordo com o meu mestre e de acordo comigo, o coração é meu templo e a religião é o amor.
EVOLUÇÃO – Como é a vida interna?
SWAMI OMKARANANDA/MARIA LAURA – A vida interna todos tem. Quando você começa a se olhar para dentro, você vê muita confusão, muito conflito, muita luta mental, muita dor, muita mágoa, mas a medida que vai aprofundando e vai mais e mais profundamente, encontrará um ponto que é o ponto da paz e do amor. Por causa do nosso ego somos incapazes de perceber a nossa vida interna. Quando nós deixamos o ego, percebemos que nossa vida se torna somente feliz. Porque dentro de cada um já existe a felicidade e a paz. A nossa vida interna mais profunda é somente paz e alegria. Mas, essa vida interna é dominada pelo nosso egoísmo, pela nossa raiva, nosso medo. Quando o nosso ego vai sendo reconhecido e vamos percebendo que podemos remover o ódio, a raiva, o ciúme, vamos encontrando cada vez mais a paz que existe dentro de nós.
EVOLUÇÃO – Qual a visão da situação mundial?
SWAMI OMKARANANDA/MARIA LAURA – O mundo vai de acordo com você. Como você vai o mundo vai. Se cada pessoa muda a si mesmo, então sim a raiva, o medo e a violência vão desaparecer. O mundo é criado por mim, por você, por todos os seres humanos. Se nós não estivermos aqui não existe mundo. Se nós falamos que o mundo está criando violência, mas quem está criando violência somos nós. Se nós percebermos que nós precisamos mudar e quando mudamos o mundo muda, tudo vai dar certo. O mundo vai de acordo com nossa vontade, com as nossas ações. Nós criamos o mundo. Se nós queremos paz, que possamos nós ser esta paz. Se nós queremos paz no mundo, teremos que ensinar as pessoas para despertar para esta paz, reconhecendo que está paz está dentro de nós. Com isso nós vamos diminuindo a raiva, o medo a violência. Porque tudo está dentro. Mas quando você consegue ir mais fundo e encontrar este ponto interno de paz, as coisas externas mudam.
EVOLUÇÃO – O problema não é o mundo, são seus habitantes?
SWAMI OMKARANANDA/MARIA LAURA – Sim. O mundo é criado por nós. Com certeza o mundo não é problema, o problema somos nós. O problema não é fora, está dentro de nós. Se nós estamos felizes, tudo é felicidade, se nós mudamos, o mundo muda. Nós temos que mudar cada indivíduo e cada indivíduo tem que mudar.
EVOLUÇÃO – Sempre temos a esperança no jovem. O jovem é o futuro, e a família?
SWAMI OMKARANANDA/MARIA LAURA – Quando somos crianças a educação começa na nossa casa. Nós não podemos culpar os adolescentes, nós temos que educar os pais. As crianças aprendem a própria violência dentro de casa. Se as crianças crescem num ambiente que os pais são honestos e verdadeiros, essas crianças irão crescer com bons valores. Os pais são os primeiros professores destas crianças. As crianças veem o que os pais fazem. Então o que elas veem que os pais fazem em casa, elas projetam isso lá fora. Ao invés de mudar os adolescentes, nós temos que mudar os pais. Então os pais tendo mais consciência os adolescentes também terão.
EVOLUÇÃO – E o perdão?
SWAMI OMKARANANDA/MARIA LAURA – O perdão é a principal coisa da nossa vida. Desde pequeno sempre existe alguém que nos machucou. Tudo que aconteceu, aconteceu e virou um passado. Nós não podemos mudar o passado. Tudo que aconteceu no passado esqueça e perdoe. Quando você perdoa você se torna mais leve e mais relaxado. Se você não perdoa, este peso vai acumular em você com muito estresse, tanto nos ombros como na mente. Por causa deste estresse nós nos tornamos mais raivosos, mais deprimidos e mais estressados ainda. O que quer que tenha acontecido, nós não podemos fazer nada. O que aconteceu, aconteceu. Apenas perdoe, Lave seu coração, Deixe que se o outro quiser pensar que você é o inimigo dele, tudo bem, mas você não é mais inimigo dele. Porque você já está perdoando. Então do centro do meu coração eles são meus amigos. No meu coração eu não tenho mais inimigos. Você vê que Jesus disse no último momento dele, no momento mais difícil, “Ó Pai, perdoe-os, porque eles não sabem o que fazem”. Ele deu a última mensagem, o último ensinamento de Jesus foi o perdão. Todos os dias de manhã, reverencio Cristo e não sou cristão, não tenho a tradição cristã, mas todos dias reverencio o mestre Jesus por ter ensinado o perdão. O perdão é a arma mais poderosa que pode conquistar todo o mundo. Jesus Cristo conquistou o mundo inteiro só com o seu coração. Quando nós perdoamos, nós estamos em todos os lugares e todo mundo está no nosso coração. Por isso que o perdão é tão importante na nossa vida.
EVOLUÇÃO – Uma mensagem.
SWAMI OMKARANANDA/MARIA LAURA – Siga o seu coração. Siga a sua intuição, então todas as coisas serão perfeitas. Porque o coração sempre fala a verdade. A mente só faz confusão. A minha mensagem é ouça o seu coração, ouça a sua intuição. O coração vai lhe guiar da forma mais apropriada.