Na terça-feira, 6, o Centro de Vigilância à Saúde (CVS) realizou encontro com proprietários do seguimento de alimentação para orientar sobre boas práticas, requisitos de organização e higiene. A palestra foi ministrada pelos fiscais Marco Aurélio Olinisky, Rafael Schroeder e Ricardo Nassar.
“O objetivo deste encontro é orientar comerciantes e manipuladores sobre o preparo, armazenamento e a venda de alimentos. Por isso, a capacitação será realizada mensalmente e gratuita. O convite sempre será feito pelos fiscais quando estiverem em visita aos estabelecimentos ”, comenta a diretora do CVS, Luciane Scatolon.
Dentre os assuntos explanados estão: Doença Transmitida por Alimentos, boas práticas na manipulação e escolha de produtos a serem utilizados e também sobre a contaminação, como deve ser o local de trabalho, cuidados que devem ser tomados com a água, o que fazer com o lixo, entre outras questões.
Um responsável por cada estabelecimento foi convidado, o qual receberá, ao fim do curso, um certificado e ele ficará responsável por repassar aos colegas de trabalho. Essa é uma norma da Anvisa, através da resolução 216/2004, onde é obrigatório que tenha uma pessoa capacitada por estabelecimento.