Evento, que será realizado nesta quinta-feira, em Florianópolis, contará com palestras que discutirão a entrada de produtos importados no mercado nacional
Florianópolis - A FIESC realiza nesta quinta-feira, dia 24, em Florianópolis, o Seminário Riscos da Desindustrialização. O evento vai debater a entrada de produtos importados no mercado nacional, impulsionada pela taxa cambial, pelo avanço da China no mercado global e em função dos elevados custos de produção no Brasil.
O seminário contará com as palestras "Desindustrialização no Brasil: fato ou ameaça?", de Flávio Pinheiro de Castelo Branco, "Desindustrialização: conceituação, comparações internacionais, riscos e tendências para a indústria brasileira", de André Luiz Sacconato e "Brasil: Desindustrialização ou estagnação da industrialização?", de José Augusto de Castro.
Inscrições e mais informações no site
www.fiescnet.com.br (banner Seminário Riscos da Desindustrialização) ou telefone (48) 3231-4724.
Programação: 14h30 - Credenciamento
14h45 - Abertura
15h - Palestra: "Desindustrialização no Brasil: fato ou ameaça?" - Flávio Pinheiro de Castelo Branco. Formado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia e Administração da UFRJ, mestre em Economia pela UNB e Doutor pela Universidade de Cornell nos EUA. Gerente-Executivo da Unidade de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria e Secretário-Executivo do Conselho Temático de Integração Nacional e do Conselho Temático de Política Econômica da CNI. Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense.
15h45 - Palestra: "Desindustrialização: conceituação, comparações internacionais, riscos e tendências para a indústria brasileira". André Luiz Sacconato. Mestre e Doutor em Teoria Econômica pelo IPE-USP. Professor de Economia de Empresas e Macroeconomia Brasileira dos cursos de MBA executivo da FIA-USP e FIPE-USP. Responde pelos setores de Contas Externas e Finanças Públicas e exerce a função de Coordenador de Projetos Macroeconômicos da Tendências Consultoria Integrada.
16h30 - Palestra: "Brasil: Desindustrialização ou estagnação da industrialização?" - José Augusto de Castro. Graduado em Administração de Empresas pela FGV/SP, Vice-Presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). Ex-Coordenador da FUNCEX, ex-funcionário da CACEX, Banco do Brasil, autor de 12 livros sobre comércio exterior, professor em cursos de MBA em Comércio Exterior na USP/FIPE-SP, IBMEC-RJ e UFRJ-RJ. Vice-Presidente da Federação das Câmaras de Comércio Exterior, consultor de empresas em comércio exterior e Diretor da PROCEX Técnica Internacional S/C Ltda.
17h15 - Perguntas e respostas
17h45 - Encerramento