São Bento do Sul sedia, neste sábado, 3, a primeira edição do Maio Amarelo - Atenção Pela Vida. O evento é promovido pelo Sindicato dos Agentes de Trânsito do Estado de Santa Catarina (Sindatran) e terá a abertura oficial às 9 horas, na Praça Getúlio Vargas. Logo após, os participantes seguem para uma caminhada pelas ruas centrais.
Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, o Maio Amarelo celebra o movimento com atividades em algumas cidades de Santa Catarina e, a primeira que recebe a ação, é São Bento do Sul. “Mais do que ressaltar os altos índices de mortes e feridos no trânsito, a ação promove atividades voltadas à conscientização, envolvendo a sociedade como um todo”, conta o diretor do Departamento de Trânsito, Arno Heilmann.
Para a primeira edição já está confirmada a presença de pessoas vindas de 10 cidades do Estado, com a participação de vários agentes de trânsito. “O evento é regional e todos serão bem-vindos”, convida Arno.
Caminhada – Com saída da Praça Getúlio Vargas, a caminhada percorre o anel central. Durante o trajeto, mensagens pedindo paz no trânsito serão distribuídas.
Maio Amarelo - É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O mês de maio foi escolhido porque dia 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou a referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza.
Em maio também é comemorada a Semana Mundial de Segurança ao Pedestre, que foi lançada em 2013. A cor amarelo simboliza a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito.