Três Barras – Reuniões de trabalho, visando fortalecer, e oferecer um melhor atendimento através das oito equipes do PSF, fizeram com que o prefeito municipal Elói J. Quege, juntamente com o supervisor do PSF, Dr. Evaristo Iglesias, a coordenadora Solange Andryeiak de Souza, e a Secretária de Saúde, Siomara Muhlmann Corrêa, se reunissem nesta terça-feira, 22, em vários locais do município de Três Barras, com os integrantes na área da saúde. Embora o município tenha apenas 18 mil habitantes, possue oito equipes do Programa de Saúde da Família-PSF.
Nas reuniões- palestras, foram detalhados os problemas existentes em livre discussão, na busca de melhorias no atendimento, uma vez que o povo é assistencialista, “um problema nacional”, segundo o supervisor, Dr. Evaristo. “A população busca o atendimento médico e os remédios, mas não efetua os cuidados, os regimes alimentares, as higienes necessárias, para evitar as doenças”, diz. Solange, coordenadora, destacou que no ano passado Três Barras efetuou a vacina contra a Febre Amarela, que fez o município ganhar pontos preciosos junto ao governo do Estado.
Por outro lado, Siomara M. Correa, secretária da Saúde, afirmou que “a saúde é um grande grupo de pessoas atuando em prol da comunidade. Que todos devem vestir a camisa”. Segundo Siomara, a prefeitura gasta algo em torno de 15 mil reais em exames de ultrassom por mês. O SUS libera 62, mas a secretaria atende e cede 120 no total. A fila de espera é de cerca de dois meses”. A prefeitura complementa quase a metade. “Hoje está corrigido o problema da falta dos remédios”, disse o prefeito Elói Quege. Nos dois primeiros anos houve a necessidade de fazer novos pregões, pois as empresas vencedoras não cumpriam com o pactuado. Agora, diz o prefeito Elói, “só se compra os medicamentos depois de realizados leilões presenciais”.
Destacou também, que nunca foram feitas tantas obras em apenas dois anos, lembrando que a ponte no São Cristóvão estará pronta até terça-feira, ficando apenas a dependência dos aterros dos dois lados. A obra custou quase um milhão e 200 mil reais.
O Posto de Saúde novo, com 750 m2., com custo aproximado de um milhão de reais, deve estar finalizado dentro de três meses. O posto irá oferecer exames de Raio-X, fisioterapia e terá 3 consultórios odontológicos, além de todo o atendimento hoje oferecido no CAIC. Destacou o trabalho que está sendo realizado para a recuperação de estradas, embora o tempo não tenha contribuido.
As reuniões serão realizadas todos os meses para verificar os pontos fracos do programa e os corrigir.
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Três Barras
Wilson Wiese
Fones: 47 3623-0121 Celular: 9969-6231