Na sexta-feira, 4, alunos do período integral da EBM Alexandre Pfeiffer tiveram uma aula diferente. Através de recursos da SC Rural e parceria da Epagri, os estudantes viajaram a Irineópolis. Lá, conheceram três unidades escolares, a Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) e uma propriedade orgânica onde existe um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
Um dos destaques da viagem ficou por conta da visita à UTC, quando osestudantes puderam conhecer uma Associação de Catadores. “Neste local, elestiveram a oportunidade de ver como as pessoas atuam, se mantêm com areciclagem e a importância que se deve dar a essa profissão que faz tão bem àsociedade e ao meio ambiente”, conta a Coordenadora de Setor da secretariade Educação, Josleine Travinski.
Já no assentamento, os alunos conversaram com a dona Aracy, que explanousobre como se deve valorizar a vida no campo. Após a conversa, eles provaramalguns produtos orgânicos de sua propriedade. “Com certeza, essa aula, quecontemplou o Projeto Econsciência, será lembrada pelos alunos por muitotempo. Foi um momento de aprendizado e de dar valor aos que eles têm. Porexemplo, na visita às escolas, foi possível ver a diferença. As visitadas possuemos espaços bem menores que as deles. Qualquer aprendizado tirado por elesneste dia, valerá a pena”, finaliza Josleine.
Além da Coordenadora de Setor da secretaria de Educação, acompanharam osalunos na viagem, a coordenadora da EBM Alexandre Pfeiffer, Fabiane InêsHomechen, o especialista em Educação, Fábio Luis de Aguiar, a professora,Cristina dos Santos Dums, o responsável pela horta e jardinagem da escola,Hernesto C. da Silva, a bióloga do Departamento do Meio Ambiente, Aline L.Bail, a Engenheira Agrônoma, Andréia Brosowski, e a Extensionista da Epagri,Luciana Schmitt.