São Bento - Para comemorar o Dia do Autismo, o município organizou, na quarta-feira, 2, atividades recreativas para os jovens atendidos no Centro do Autismo - criado neste ano e que visa atender e dar mais condições para a recuperação.
O prefeito Fernando Tureck esteve presente, avaliou a estrutura do local e participou do ato de soltar balões azuis, marca do autismo. “Temos o dever em cuidar destas crianças e disponibilizar este local para o tratamento”, enaltece.
No momento, seis jovens participam de atividades no Centro todas as tardes, recebidos por oito profissionais, com coordenador, fonoaudióloga, merendeira, estagiária, professores de educação física e música.
O método utilizado é o teacch, que trabalha com informação visual para estimular o funcionamento independente, valorizando o aprendizado estruturado e a importância da rotina.
“Com cada aluno desenvolvemos um trabalho específico e já estamos identificando avanços. Aqui, eles começam a se identificar com o ambiente, desenvolvermos a conversa, o relacionamento, estimulando assim o convívio com outras pessoas”, avalia a coordenadora, Geovanna Vicente.
Sobre o autismo
É uma síndrome que afeta o desenvolvimento de uma pessoa em três importantes áreas: comunicação, socialização e comportamento. No Brasil, a estimativa é de 2 milhões de pessoas com a síndrome do espectro autista.
A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que indicou 2 de abril como a data para início da campanha de conscientização, utilizando azul como a cor símbolo.