Previsão de conclusão das obras em 60 dias
São Bento - Na quarta-feira, 2, o prefeito Fernando Tureck assinou a ordem de serviço para a construção do Centro de Zoonoses, antigo anseio da comunidade. O centro ficará localizado junto do Centro de Vigilância à Saúde (CVS), com investimento de R$ 24.274,64 e previsão de conclusão das obras em 60 dias.
Os equipamentos para a castração de cães e gatos já foram comprados, aguardando apenas o local para iniciar os trabalhos. “É nosso dever cuidar da saúde pública e esse centro de zoonoses, um dos únicos na região, será muito importante para diminuir a população animal, um dos grandes problemas de saúde pública”, avalia o prefeito.
Segundo a diretora do CVS, Luciane Scatollon, haverá uma lista de espera e somente serão castrados, animais que possuem donos. “Faremos palestras para os donos destes animais para orientar sobre a castração. Nossa estrutura possibilitará castrar até cinco animais por dia. Eles virão pela manhã e à tarde serão devolvidos”, revela.
Luciane cita que além da castração, os animais receberão um chip de identificação, caso o animal esteja na rua, ameaçando as pessoas ou atropelado, o proprietário será identificado e notificado.
Novo veículo
Além da assinatura da ordem de serviço, o CVS recebeu da secretaria de Saúde, uma moto cargo CG 125, para trabalhar exclusivamente no Programa de Combate à Dengue. “Esse é um processo de renovação de frota que estamos fazendo. E o Combate à Dengue precisa receber atenção, prova disso foi todo o empenho da equipe no início do ano para evitar a proliferação do mosquito. Com essa moto, tenho certeza que vamos melhorar ainda mais o trabalho”, avalia o secretário de Saúde, Deodato Raul Hruschka.
Além do secretário de Saúde, do prefeito Fernando Tureck e do vice, Arildo Gesser, também participaram do evento os secretários de Administração, Alcionei França da Silva, Agricultura, Roberto Albuquerque, o presidente da Fundação Cultural, Braulio Hantschel, chefe de gabinete, Pedro Ivo Diener, além de funcionários do CVS.