Eles participaram do Worldskills Américas em Bogotá na Colômbia onde o Brasil foi o país campeão
Estudantes catarinenses Ariel Bertoluci e Rudimar Braga dos Santos, os dois do Senai em Blumenau, conquistaram medalha de ouro, respectivamente em Alvenaria e em Construção em DryWall (gesso acartonado) no WorldSkills Américas — competição internacional de educação profissional — em Bogotá na Colômbia.
A delegação brasileira conquistou 30 medalhas e levou o primeiro lugar na classificação geral. A competição de educação profissional terminou neste em Bogotá-Colômbia. O Brasil foi representado por estudantes do SENAI, que em Santa Catarina integra a FIESC, e o SENAC.
Nas provas, os estudantes precisam executar tarefas exigidas pelas profissões que escolheram, seguindo padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que conseguem resolver o desafio dentro do menor prazo com o menor número de falhas.
Esta foi a quarta medalha de Bertoluci em competições nacionais e internacionais, todas em construção de alvenaria. Além do primeiro lugar na competição continental, ele detém o ouro nas etapas estadual (2011) e nacional (2012) da Olimpíada do Conhecimento, classificatória ao WorldSkills. No torneio internacional, em 2013, ele conquistou medalha de excelência, por ter superado 500 dos 600 pontos possíveis e ficou entre os 10 melhores do mundo.
Rudimar traz da Colômbia sua primeira medalha internacional. Em 2013, ele conquistou o ouro na etapa estadual e está se preparando para a fase nacional. Ao embarcar, ele disse se inspirar na experiência do colega, que já passou por várias outras competições.
::Brasil em primeiro lugar::
O Brasil conquistou 25 medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze. A equipe brasileira foi formada por 34 estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem profissional. Desses, 30 são do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e quatro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). A competição, que reuniu 186 jovens, teve, no total, 36 modalidades profissionais, das quais cinco ocorreram de forma demonstrativa.
O Brasil alcançou a maior pontuação entre todas as delegações (16.755 pontos), mais de 3 mil pontos à frente da Colômbia, a segunda colocada, com 13.029 pontos. Esse somatório leva em conta o desempenho de toda a delegação de cada país