Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Apaixonado pela história de Joinville, Nicácio Machado lança DVD com produção de 40 anos de pesquisa

Segunda, 31 de março de 2014

 

Três mil fotos, biografias, crônicas, documentos e dados econômicos e políticos de 163 anos da cidade fazem parte do trabalho

 
 
 
 
 
Apaixonado pela história de Joinville, Nicácio Machado lança DVD com produção de 40 anos de pesquisa Rodrigo Philipps/Agencia RBS
Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS
RAFAELA MAZZARO

 

A curiosidade e a dedicação fizeram com que professor de literatura Nicácio Tiago Machado chegasse a uma compilação inédita de informações sobre Joinville. Foi pela vontade de descobrir detalhes ocultos na trama que envolve príncipes e imigrantes que ele passou a procurar respostas há 41 anos.

— Quando cheguei na cidade (ele nasceu Tijucas, mas cresceu em Curitiba), comecei a andar a pé pelas ruas e me perguntava quais histórias estavam por trás das construções — lembra o professor, que em 2009 já contava a saga nas páginas de Anexo.

O resultado de mais de 180 entrevistas, visitas a bibliotecas pelo Brasil e quase dois anos de pesquisas diárias no Arquivo Histórico de Joinville integram 31 capítulos disponíveis em DVD. As cópias de História Enciclopédica de Joinville estão à venda em uma cafeteria na rua das Palmeiras.

De forma independente, o professor faz cópias do material e oferece a empresas da mesma maneira incansável com que reuniu dados que constroem uma linha do tempo que parte de 1804 até 2013. O conteúdo é dividido por assuntos e períodos. Esse foi o jeito alternativo de compartilhar as quatro décadas de pesquisa, já que Nicácio não conseguiu apoio para a edição e publicação do material em livro.

Histórias, mais de 3 mil fotos — todas identificadas e contextualizadas —, biografia de 72 pessoas, crônicas, documentos e dados econômicos e políticos de 163 anos da cidade são, o que Nicácio define, "coisas que não se aprendem na escola". O professor não considera o trabalho acabado e promete continuar na apuração que equilibra com a carga horária de aulas literatura, português e redação em São Bento do Sul.

— A literatura é meu casamento e a história é minha amante — brinca.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA