Iniciativa da Vereadora Liliana Schroeder Jurich (PMDB) vai homenagear os 35 anos de fundação da Escola Municipal de Educação Básica Professor Ricardo Hoffmann, do Bairro Industrial Norte. A proposição de Liliana foi aprovada por unanimidade no legislativo no mês passado e a Sessão Festiva em comemoração a data acontece nesta quarta-feira (2) a partir das 19 horas na Câmara de Vereadores. Também nesta quinta-feira (27) dia oficial da fundação da unidade de ensino, Liliana e o Presidente da Câmara, Mauro Dolla, prestigiaram as atividades alusivas a data. “Trabalhei aqui e tenho orgulho de fazer parte desta historia”, citou Liliana que também é professora e atuou na escola no início dos anos 80.
Pela manhã Liliana acompanhou e participou da premiação da Maratoninha realizada com alunos e ex-alunos da escola e cujos campeões foram: Jean Portella, pelo naipe masculino, e Camila Cordeiro, pelo feminino. À tarde foi a vez do Presidente prestigiar a exposição da linha do tempo e uma palestra sobre ensino profissionalizante proferida por instrutores da Assessoritec. Dolla ainda participou da cerimônia de inumação da capsula do tempo que recebeu objetos de alunos e professores. Também um bolo para comemorar a data foi produzido pelas merendeiras da escola. As festividades ainda tiveram um encontro com ex-integrantes da Banda Marcial.
História
Com a instalação de um conjunto habitacional no Bairro Industrial Norte no final dos anos 70 e em decorrência da expansão pela qual Rio Negrinho passava, houve também a necessidade de atender os filhos das famílias que ocuparam o novo conjunto. Então, através da Lei nº 75/79 inaugurou-se em 27 de março de 1979 o Grupo Escolar Municipal Professor Ricardo Hoffmann, que inicialmente tinha 100 alunos de primeira a quarta séries, distribuídos em dois turnos, e quatro professores.
Em 1990 através da Portaria nº 094/90 de 14 de março daquele ano, passou a oferecer ensino de 5ª a 8ª série, sendo que a unidade ficou denominada como Escola Básica Municipal Professor Ricardo Hoffmann. Em 1999 com a criação da Escola Pública Municipal Professor Pedro Henrique Berkenbrock, gradativamente o Ricardo Hoffmann não ofereceu mais as séries iniciais do ensino fundamental. A escola também teve a criação da Associação de Pais e Professores (APP), através do presidente Alcides Veiga onde começou-se um trabalho paralelo com o da prefeitura.
A primeira diretora da unidade foi Joana Alves Pereira que ficou a frente da direção entre os anos de 1980 e 1982. Na sequencia a direção passou ao professor Agostinho Odisi que permaneceu na função entre 1983 e 1988. Entre 1988 e 1992 a direção ficou a cargo de Ivone Pilz e entre 1993 e 1994 com Ana Lúcia Alexandroni Linzmeyer. Entre 1994 e 1995, Dulcinéa Cristofolini Krainz respondeu pela direção, sendo substituída no ano seguinte por Silvane Solange de Castilho. Miriam Vieira Kindermann esteve a frente da direção entre os anos de 1997 a 2003. Também Luciano Alves assumiu a direção entre 2003 e 2005.
Ainda em 2005, Cristina Lichtblau ficou a frente da escola entre os meses de janeiro a junho. Em 2006 quem assumiu a direção do Ricardo Hoffmann foi Dione Maria Fleischmann que permaneceu até 2007. Ainda naquele ano, entre os meses de janeiro a março esteve na direção Dirlene Terezinha Klaus. Na sequencia a direção da escola ficou com Sérgio Schelbauer. Em 2009, assume a direção da unidade Cecília Eloir Schroeder que depois foi substituída por Romi Schoeffel. Em 2013, Evelize Pscheidt, assume a direção da escola que atende atualmente 435 alunos do sexto ao nono anos.
Além da diretora a unidade de ensino possui especialista em assuntos educacionais, secretário, monitor de laboratório de informática, 20 professores das áreas especificas, uma professora AEE, um professor da banda, três merendeiras e quatro auxiliares. O Ricardo Hoffmann conta também com Grêmio Estudantil Monteiro Lobato que desenvolve atividades diversas nos dois períodos e práticas alternativas com aulas de música e banda.
Visão e Missão
A escola tem como visão proporcionar um lugar agradável, interessante, multiplicador de conhecimentos, equipada com recursos tecnológicos, físicos, humanos e virtuais, focando a importância do trabalho coletivo, onde cada um e todos são fundamentais para o bom andamento das atividades educacionais na construção do pleno desenvolvimento do educando.
A missão é atender a comunidade escolar disponibilizando recursos que venham a contribuir para a superação das necessidades intelectuais, sociais e políticas atuando assim na transformação da sociedade. O respeito pela pátria deve ser inserido nos alunos desde pequenos. O sentimento de patriotismo está cada vez mais sendo esquecido e cabe a escola e educadores a tarefa desse resgate. Um país, um estado, um município são o espelho dos nossos governantes e da cultura do seu povo.