Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Escola Professor Ricardo Hoffmann será homenageada pela Câmara Municipal

Sexta, 28 de março de 2014

 
 

Iniciativa da Vereadora Liliana Schroeder Jurich (PMDB) vai homenagear os 35 anos de fundação da Escola Municipal de Educação Básica Professor Ricardo Hoffmann, do Bairro Industrial Norte. A proposição de Liliana foi aprovada por unanimidade no legislativo no mês passado e a Sessão Festiva em comemoração a data acontece nesta quarta-feira (2) a partir das 19 horas na Câmara de Vereadores. Também nesta quinta-feira (27) dia oficial da fundação da unidade de ensino, Liliana e o Presidente da Câmara, Mauro Dolla, prestigiaram as atividades alusivas a data. “Trabalhei aqui e tenho orgulho de fazer parte desta historia”, citou Liliana que também é professora e atuou na escola no início dos anos 80.
Pela manhã Liliana acompanhou e participou da premiação da Maratoninha realizada com alunos e ex-alunos da escola e cujos campeões foram: Jean Portella, pelo naipe masculino, e Camila Cordeiro, pelo feminino. À tarde foi a vez do Presidente prestigiar a exposição da linha do tempo e uma palestra sobre ensino profissionalizante proferida por instrutores da Assessoritec. Dolla ainda participou da cerimônia de inumação da capsula do tempo que recebeu objetos de alunos e professores. Também um bolo para comemorar a data foi produzido pelas merendeiras da escola. As festividades ainda tiveram um encontro com ex-integrantes da Banda Marcial.

História
Com a instalação de um conjunto habitacional no Bairro Industrial Norte no final dos anos 70 e em decorrência da expansão pela qual Rio Negrinho passava, houve também a necessidade de atender os filhos das famílias que ocuparam o novo conjunto. Então, através da Lei nº 75/79 inaugurou-se em 27 de março de 1979 o Grupo Escolar Municipal Professor Ricardo Hoffmann, que inicialmente tinha 100 alunos de primeira a quarta séries, distribuídos em dois turnos, e quatro professores.
Em 1990 através da Portaria nº 094/90 de 14 de março daquele ano, passou a oferecer ensino de 5ª a 8ª série, sendo que a unidade ficou denominada como Escola Básica Municipal Professor Ricardo Hoffmann. Em 1999 com a criação da Escola Pública Municipal Professor Pedro Henrique Berkenbrock, gradativamente o Ricardo Hoffmann não ofereceu mais as séries iniciais do ensino fundamental. A escola também teve a criação da Associação de Pais e Professores (APP), através do presidente Alcides Veiga onde começou-se um trabalho paralelo com o da prefeitura.
A primeira diretora da unidade foi Joana Alves Pereira que ficou a frente da direção entre os anos de 1980 e 1982. Na sequencia a direção passou ao professor Agostinho Odisi que permaneceu na função entre 1983 e 1988. Entre 1988 e 1992 a direção ficou a cargo de Ivone Pilz e entre 1993 e 1994 com Ana Lúcia Alexandroni Linzmeyer. Entre 1994 e 1995, Dulcinéa Cristofolini Krainz respondeu pela direção, sendo substituída no ano seguinte por Silvane Solange de Castilho. Miriam Vieira Kindermann esteve a frente da direção entre os anos de 1997 a 2003. Também Luciano Alves assumiu a direção entre 2003 e 2005.
Ainda em 2005, Cristina Lichtblau ficou a frente da escola entre os meses de janeiro a junho. Em 2006 quem assumiu a direção do Ricardo Hoffmann foi Dione Maria Fleischmann que permaneceu até 2007. Ainda naquele ano, entre os meses de janeiro a março esteve na direção Dirlene Terezinha Klaus. Na sequencia a direção da escola ficou com Sérgio Schelbauer. Em 2009, assume a direção da unidade Cecília Eloir Schroeder que depois foi substituída por Romi Schoeffel. Em 2013, Evelize Pscheidt, assume a direção da escola que atende atualmente 435 alunos do sexto ao nono anos.
Além da diretora a unidade de ensino possui especialista em assuntos educacionais, secretário, monitor de laboratório de informática, 20 professores das áreas especificas, uma professora AEE, um professor da banda, três merendeiras e quatro auxiliares. O Ricardo Hoffmann conta também com Grêmio Estudantil Monteiro Lobato que desenvolve atividades diversas nos dois períodos e práticas alternativas com aulas de música e banda.

Visão e Missão
A escola tem como visão proporcionar um lugar agradável, interessante, multiplicador de conhecimentos, equipada com recursos tecnológicos, físicos, humanos e virtuais, focando a importância do trabalho coletivo, onde cada um e todos são fundamentais para o bom andamento das atividades educacionais na construção do pleno desenvolvimento do educando.
A missão é atender a comunidade escolar disponibilizando recursos que venham a contribuir para a superação das necessidades intelectuais, sociais e políticas atuando assim na transformação da sociedade. O respeito pela pátria deve ser inserido nos alunos desde pequenos. O sentimento de patriotismo está cada vez mais sendo esquecido e cabe a escola e educadores a tarefa desse resgate. Um país, um estado, um município são o espelho dos nossos governantes e da cultura do seu povo.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA