A secretaria de Agricultura lançou mais um projeto neste ano que visa auxiliar criadores de cavalos. Agora, através do Programa de Monitoramento de Anemia Infecciosa Equina (AIE), a Prefeitura disponibiliza um veterinário para realizar a coleta do sangue do animal.
“Sabendo desta necessidade, entre outras, no início de 2013 contratamos um profissional veterinário para atender a demanda. Neste programa, a Prefeitura facilita a vida do criador, pois nosso veterinário faz a coleta do sangue e envia ao laboratório”, explica o secretário de Agricultura, Roberto Albuquerque.
Antes do programa, a cada exame, que deve ser realizado de dois em dois meses, eram investidos em torno de R$ 50. Agora, com o serviço de veterinário oferecido, o dono do animal paga apenas o laboratório, valor em torno de R$ 17.
O lançamento do programa em São Bento e os primeiros atendimentos aconteceram na Cancha do Luizão e no Sapopema, com 28 animais. “Estamos montando um cronograma para duas vezes ao mês atender outras regiões. Para participar do programa é necessário entrar em contato com a secretaria de Agricultura para agendar o atendimento que será realizado de acordo com os locais agendados”, comenta Albuquerque.
A doença - A anemia infecciosa equina (AIE) é uma doença mundial incurável que acomete equídeos. Caso identificado, o animal precisa ser sacrificado. A Instrução Normativa nº. 45/2007 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) preconiza emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) mediante exame negativo para AIE para trânsito interestadual de animais desta espécie. Mais Informações pelo telefone 3633-1123.