São Bento - Para apresentar pontos referente ao Manifesto aos candidatos a Prefeito e informar sobre as políticas públicas sobre empreendedorismo e inovação que estão sendo planejadas e realizadas na cidade, o Prefeito Fernando Tureck esteve na Acisbs na manhã de quinta-feira, 27. O encontro proporcionou troca de ideias sobre diversos aspectos entre o poder público e empresários.
O presidente da Acisbs, Jonny Zulauf, ressaltou a importância do encontro. “Quero agradecer a presença do Prefeito e destacar como é importante este momento de troca de ideias e informações, idealizado pela Diretoria e Núcleo de Novos Empreendedores da Acisbs. Temos como base nosso manifesto aos candidatos, e estamos aqui para apresentar as nossas dificuldades, tirar dúvidas e conhecer os projetos que estão sendo feitos”, relata.
Fernando explanou os investimentos. “A carga tributária é grande, mas precisamos mudar para que a maioria do dinheiro fique no município e não vá para o estado ou no âmbito federal, o que nos prejudica em termos de investimento. Nós temos feito um trabalho para tornar justa a arrecadação e estamos fiscalizando certas situações”, completa.
Questão ambiental
Uma boa notícia aos participantes do encontro foi a questão ambiental, que atualmente muitos empresários possuem dificuldades de conseguir o licenciamento devido a grande burocracia e dependência de outras cidades, o que também afeta a arrecadação das empresas e investimentos. “ Hoje estamos a frente na questão ambiental. Quando a Prefeitura puxa pra ela a questão ambiental, também somos responsáveis pela fiscalização. Ano passado criou-se as taxas para que ocorra este licenciamento aqui. Estamos criando um cargo na Prefeitura para que a pessoa tenha conhecimento específico e se dedique exclusivamente a isso. Também estamos trabalhando em conjunto com o Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), para que possamos fazer a fiscalização. Isso já está bem encaminhado”, informa.
Apoio ao empreendedor
Outro tópico informado por Fernando é o projeto para apoio ao empreendedor local. “Já possuímos um projeto para apoiar o empreendedor local ainda mais. Estamos criando dentro da Prefeitura um local com uma equipe especializada, onde será possível realizar consultorias no que se refere a abertura de empresas, alvarás, leis aos microempreendedores individuais e outras questões voltadas ao tema. O nosso objetivo é que possa diminuir o tempo de abertura de empresas, para tornar o processo mais ágil”, revela.
A Fundação de Ensino, Tecnologia e Pesquisa (Fetep) também foi citada. Segundo o prefeito, os investimentos ao projeto continuam, assim como a ampliação que é o Centro de Inovação, que está sendo instalado no bairro Centenário, tornando todo o empreendimento um Parque Tecnológico com investimento em educação, ciência e tecnologia. “Um estudo que estamos fazendo é tornar a Fetep auto-sustentável e que o projeto possa crescer ainda mais”, salienta.
Jonny reforçou que o Núcleo dos Novos Empreendedores assim como a Acisbs está a disposição no que se refere ao planejamento estratégico. “O Núcleo se coloca a disposição e já possui trabalhos referente ao tema, e a nossa proposta é ajudar e trabalhar em conjunto para o bem do município”, observa.