Mais de 400 avicultores participaram do Encontro Nacional da Avicultura neste sábado (1°) no salão da Igreja Bom Jesus, localidade de KM9, em Mafra. O resultado do evento, segundo Lisa Mara Cristoff Netipanyj, presidente da Associação dos Avicultores do Planalto Norte, foi acima das expectativas. “O encontro teve o dobro do número de participantes e a Associação aumentou seu número de filiados. De todo o apoio que recebemos, o mais expressivo foi o fato de 100% dos avicultores apoiarem a associação, mesmo que a entidade tenha que tomar medidas extremas, como uma paralisação”, exemplificou. Outro ponto positivo citado por Lisa e pelo vereador Erikson Wantowski (PMDB), outro idealizador do movimento, foi à participação de um representante da Vila Germânia, indústria do setor avícola. “Já foi um avanço”, declarara m.
Uma pausa na votação do Projeto de Lei 6459/13 por parte dos deputados federais foi mais uma conquista do evento. “O deputado federal Mauro Mariani (PMDB), se comprometeu a defender nossa causa, trabalhando para que esse projeto seja revisto. A proposta traz avanços, mas joga para o avicultor responsabilidades que não são só dele, como as relacionadas à preservação do meio ambiente. Entendemos que as empresas devem, sim, ter responsabilidades, dentro de suas proporções”, defenderam. Eles também falaram que a partir de agora, a entidade vai intensificar seus trabalhos, detectando problemas dos avicultores e buscando soluções por parte das empresas integradoras. “Uma das principais reclamações é quanto à demora no abate, causando ainda mais prejuízos para a classe”.
Buscando o diálogo com as integradoras
Lisa anunciou que na próxima semana a diretoria da associação enviará para as empresas integradoras um documento pedindo a oportunidade de dialogar sobre aumento das receitas para os produtores. Nos próximos dias, os representantes da associação também estarão participando de uma reunião com representantes da JBS, a convite da própria empresa. “Esperamos avançar não só nas discussões, mas em resultados práticos para os avicultores. Ou acabamos com a integração ou fazemos deste um negócio que dê lucro também a quem produz. Caso contrário, já se estuda a formação de cooperativas no setor”, defendeu Erikson. O Encontro Nacional da Avicultura aconteceu com o apoio da prefeitura de Mafra, através das Secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Econômico.