O vídeo do resgate feito por guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) de uma vítima de arrastamento (banhista levado pela corrente) no Litoral Centro-Norte de Santa Catarina obteve destaque internacional.
Dois dos jornais mais populares do Reino Unido (Daily Mail) e dos Estados Unidos (New York Daily News) publicaram em suas versões online as gravações feitas pelos profissionais de praia na Praia de Bombas, em Bombinhas, durante a Operação Veraneio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Ambos os periódicos evidenciaram o carater “dramático” que envolveu o trabalho dos guarda-vidas no resgate do garoto de 12 anos que fora levado pela corrente.
Entre o início da Operação Veraneio em outubro de 2013 e 23 de fevereiro de 2014, guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar realizaram 4.306 resgates de vítimas de arrastamento como a que ganhou notoriedade por meio do vídeo gravado em Bombinhas.
Também foram no mesmo período 193 casos de banhistas que foram vítimas de afogamento e após, resgate e manobras de reanimação cardiorrespiratória, tiveram a vida preservada – sendo que 173 deles em água salgada.