Osni Schroeder deixa a modéstia de lado e afirma que, turisticamente, de fato o município se destacou na região com o projeto "Natal Encantado". Ele falou, semana passada, sobre um novo programa que está sendo implantado na área - o "Rio Negrinho de Braços Abertos". Osni Schroeder também destacou a diversificação econômica por que passa o município, as obras e as ações nas áreas de Educação e Saúde, a relação política com a Câmara de Vereadores, o relacionamento com o governo do Estado e com o governo federal. Outro assunto abordado pelo prefeito é o trabalho da imprensa regional.
EVOLUÇÃO - Conversamos nesta ocasião com o prefeito de Rio Negrinho, Osni Schroeder, participando dessa confraternização por conta do Dia do Repórter, um evento oferecido pela Câmara de Vereadores. Como está, em termos gerais, a situação de Rio Negrinho, prefeito?
OSNI SCHROEDER - Quero primeiro parabenizar toda a imprensa e todos os repórteres por esta data - e também parabenizar a Câmara por este evento. O primeiro ano (de governo) foi um ano de aprendizado, de arrumar a casa. O ano de 2010 foi de muito trabalho em termos de projetos para o desenvolvimento de Rio Negrinho. Agora, no terceiro ano, estamos na execução desses projetos. Na área de Saúde, por exemplo, demos um grande avanço. Hoje, posso dizer, com muito orgulho, que Rio Negrinho reduziu em quase 100% as filas nos postos de saúde. Reduzimos, também, a mortalidade infantil em mais de 50% - graças a um grande trabalho que foi feito junto às gestantes e às mães. Realizamos um grande número de cirurgias eletivas em Rio Negrinho, em 2010. Reduzimos muito a fila que havíamos recebido. Além disso, construímos três postos de saúde - dois estão praticamente prontos e um está em fase de projetos. Acompanhando nosso plano de governo, percebemos que já concluímos, no início do terceiro ano, todos os itens com os quais havíamos nos comprometido. Na área da Educação, um dos pilares da nossa administração, também estamos avançando muito. São cinco novas escolas erguidas no município de Rio Negrinho. Duas creches novas também estão sendo erguidas. Tem a questão dos uniformes escolares. Pela primeira vez a administração pública está dando uniformes para todos os alunos do Ensino Fundamental. Trata-se do uniforme escolar completo, com calça, bermuda, camiseta e jaqueta para todos os alunos. É um grande avanço! Entendemos os anseios dos professores, as reivindicações da categoria, aprovando, ainda no ano passado, o Plano de Cargos e Salários do Magistério. Atendemos quase que 100% as reivindicações dos professores. Ainda tem a questão das instalações físicas, que já vencemos. Também a satisfação dos alunos, com uniformes e kits de material escolar com qualidade. Na pré-escola, hoje, adotamos o material do Positivo para todas as escolas. É quase um nível de escola particular.
EVOLUÇÃO - Educação e Saúde são os pilares?
OSNI SCHROEDER - Sim. E tem o terceiro item, que é o Desenvolvimento Econômico. Estamos trabalhando para a diversificação econômica de Rio Negrinho. O município não pode mais permanece décadas e décadas, como aconteceu, tendo como único pilar a questão moveleira. E o pior: o setor moveleiro apenas exportador! Temos que diversificar!
EVOLUÇÃO - Acabou ficando dependente de um setor...
OSNI SCHROEDER - Ficou dependente - e, como dizem os grandes economistas, "nunca colocar todos os ovos na mesma cesta". Isso aconteceu em Rio Negrinho. Estamos fazendo essa diversificação. Temos, como grande pilar, a indústria moveleira - interna e externa -, mas trouxemos a Bragagnolo, uma grande empresa, que já está com mais de cem funcionários. É uma empresa da área de papelão. Trouxemos a Rio Negrinho a W3Sat, que vai fazer, na área de metalurgia, antenas de TV aberta e de TV fechada. Trouxemos oito ou nove malharias para Rio Negrinho. As contratações na área de costura industrial já são o terceiro item em Rio Negrinho. Além de tudo, tem o investimento no Turismo. Demos um verdadeiro show nos últimos dois anos! Investimos também no artesanato e na Agricultura. O município, com o tamanho do nosso território, tem que dar incentivo à área de Agricultura, porque é alimento na casa do trabalhador. Hoje, para nossa felicidade, temos cerca de setenta agricultores produzindo para a merenda escolar - e para as Feiras de Agricultura Familiar, que acontecem no Centro, nas manhãs de sábado. É uma novidade do nosso governo.
Quando as pessoas vierem para Rio Negrinho no final de semana - provavelmente o segundo do mês -, que sejam recebidas com tapete vermelho e tenham o que fazer na cidade. No dia da Maria-Fumaça, cerca de quatrocentos turistas vêm à cidade. Queremos segurar um pouco mais esse pessoal aqui (Foto Elvis Lozeiko/Evolução)
EVOLUÇÃO - Falando na questão do Turismo, não há como negar que Rio Negrinho realmente se destacou nos últimos dois anos com a realização doprojeto "Natal Encantado". Tivemos a oportunidade de visitar a cidade na época natalina, observando o fluxo de turistas e a própria população rio-negrinhense com a autoestima lá em cima. O senhor recebeu nesta semana, inclusive, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o projeto "Rio Negrinho de Braços Abertos". Do que se trata esse projeto?
OSNI SCHROEDER - Esse projeto que vem sendo desenvolvido já há algum tempo pela Asturine - Associação de Turismo de Rio Negrinho e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O objetivo é fazer com que durante um final de semana por mês todos os organismos permaneçam realmente de braços abertos: a área esportiva, a área cultural, a Feira da Família, a Maria-Fumaça e o Museu, além de atividades para as crianças. Que todas essas atividades se concentrem no Centro da cidade através desse grande projeto. Quando as pessoas vierem para Rio Negrinho neste final de semana - provavelmente o segundo do mês -, que sejam recebidas com tapete vermelho e tenham o que fazer na cidade. No dia da Maria-Fumaça, cerca de quatrocentos turistas vêm à cidade. Queremos segurar um pouco mais esse pessoal aqui.
EVOLUÇÃO - Agregar valor?!
OSNI SCHROEDER - Agregar valor! É preciso ter o que mostrar. Ter a Feira de Artesanato aberta, ter a Vila Gastronômica aberta para que eles (os turistas) possam fazer um lanche, fazer uma refeição. Também tem que ter música, para prestigiarmos nossas bandas. É preciso agregar valor e fazer com que as pessoas da região, neste dia, venham a Rio Negrinho. Então, é mais um item desse nosso projeto de desenvolvimento turístico de Rio Negrinho.
EVOLUÇÃO - Ainda falando do projeto Natal Encantado, percebemos a união entre o Executivo, entre o Legislativo, entre as entidades de classe, entre a população como um todo! Isso porque, acima dos interesses individuais, está o bem maior, que é a própria cidade, não é, prefeito?
OSNI SCHROEDER - Exatamente isso! Quando vendemos o projeto, fiz questão de dizer que era um projeto de Rio Negrinho e para Rio Negrinho. Por esse motivo buscamos cada entidade, pequena, média ou grande - para que também se sintam donas do projeto. O projeto não era do prefeito. Óbvio que a iniciativa foi do Executivo, que o grande investimento foi do Executivo. A Câmara entendeu, as entidades entenderam, a Acirne (Associação Empresarial) abraçou o projeto, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) veio junto. É emocionante ver o Pavilhão (dos Imigrantes), nas últimas semanas, com centenas de voluntários participando! Algumas entidades chegavam e diziam: "Olha, queremos contribuir!". Quando a coisa é feita por todos, ninguém depreda, ninguém estraga...
EVOLUÇÃO - Porque todo mundo sabe que os resultados também serão compartilhados.
OSNI SCHROEDER - Isso mesmo. Queremos fazer que esse projeto seja mais ou menos como uma criancinha: começou com um forte apoio do Poder Público e aos poucos terá vida própria, andando sozinha.
EVOLUÇÃO - Em relação à política, como está a relação com a Câmara de Vereadores?
OSNI SCHROEDER - Excelente. Temos um relacionamento fantástico. Estão aí (no evento) todos os vereadores, demonstrando isso. Fui vereador por oito anos. Sei da importância de um vereador. Conheço as necessidades de um vereador, porque estive lá. Por isso sempre tratei a Câmara com o maior respeito - e estou tendo essa via de mão dupla. Aos poucos, os vereadores estão entendendo a nossa filosofia de trabalho, estão vendo que todos os bairros estão sendo beneficiados com obras, com projetos, com ações do Poder Público. Não há como alguém criticar o que está sendo bem feito. Por isso, a grande maioria dos vereadores é nossa aliada hoje. Dos nove vereadores, praticamente sete são nossos aliados. Os dois outros não o são por conta do fisiologismo partidário e preferem ficar reservados.
EVOLUÇÃO - Algumas discussões mais acirradas, certo? Mas isso faz parte da democracia!
OSNI SCHROEDER - Faz parte do processo democrático. Entendo que a disputa eleitoral deve ser feita nos três meses que antecedem a eleição. Nesse período todo mundo tem que propor, tem que indicar, criticar quando necessário, mas visando sempre o bem comum. Sempre aceitei a crítica: "Prefeito, acho que isso não está certo". Eu vou muito à Câmara, inclusive me manifestando, usando a palavra para agradecer, para dialogar.
EVOLUÇÃO - Em relação ao governo do Estado e ao governo federal?
OSNI SCHROEDER - Melhor não poderia estar. Agora, com o (governador Raimundo) Colombo (também do DEM), então... Estive hoje (quarta-feira) mesmo em Florianópolis. Transitei por várias secretarias - Infraestru-tura, Fazenda, Agricultura -, pela Celesc. Com o governo Colombo, Rio Negrinho tem uma grande oportunidade de dar um grande passo, buscando o que nos falta e aprimorando o que está em andamento. Do governo federal, não tenho do que reclamar. Tivemos bons resultados com os projetos que desenvolvemos em Rio Negrinho. Rio Negrinho recebeu verba para regularização fundiária, para maquinário - retroescavadeira, por exemplo -, para veículos, para várias ações, diretamente do Ministério das Cidades. Estamos recebendo sessenta casas do projeto "Minha Casa, Minha Vida". Também recebemos do governo federal, através da Agricultura Familiar, R$ 240 mil. Então, embora seja do Democratas, não tenho do reclamar do governo federal do PT, porque os bons projetos eles estão aprovando - e os nossos foram bons, por isso conseguimos respaldo.
EVOLUÇÃO - Para encerrar, prefeito. Hoje é o Dia do Repórter. Qual sua opinião a respeito da imprensa, não só de Rio Negrinho, mas da região?
OSNI SCHROEDER - Com certeza a imprensa tem um papel importantíssimo. Está sempre presente, informando as pessoas. A imprensa sempre tem divulgado nossas ações. A imprensa foi a grande responsável por esse projeto do Natal ter dado tão certo. Só não fosse a imprensa divulgar, o pessoal de fora não viria. E foi a imprensa daqui que faz isso! Quero agradecer pelo trabalho da imprensa, que é exemplar. Parabéns aos repórteres e à imprensa, que têm nos ajudado muito. Tenho certeza que essa parceria haverá de continuar por muitos anos ainda.