A Vereadora Liliana Schroeder Jurich esteve reunida na manhã desta terça-feira (28) com a Secretaria Municipal de Educação, Anita Raschke e com o Presidente da Associação de Moradores dos Bairros Industrial Sul e Vila Nova, Valdemiro Hackbarth, na sede da Secretaria de Educação para discutir ações que visam a ampliação na oferta de vagas nas unidades de ensino da rede municipal para atender a demanda crescente de alunos – em especial no Bairro Vila Nova. Segundo a Vereadora, a preocupação maior é com relação aos alunos que estão saindo das séries iniciais. “Como a Escola Jorge Zipperer vai oferecer somente o ensino médio em breve, temos que buscar alternativas para atender estas crianças”, citou.
“Hoje já nos deparamos com a questão de muitos alunos da Vila Nova que precisam se deslocar até a Escola Aurora Siqueira Jablonski para cursar as séries finais do ensino fundamental, pois o Menino Jesus só oferece as séries iniciais e o Arnaldo de Almeida Oliveira, somente até o sexto ano”, lembra Liliana. “A secretaria de Educação abriu para este ano, vagas em todas as unidades no período integral, conforme disponibilidade para a educação infantil, mas o objetivo é inscrever o município no Programa de Ações Articuladas (PAR) do Governo Federal a fim de pleitear uma escola para o Bairro Vila Nova com as séries finais do Ensino Fundamental e uma creche para o Industrial Sul”, completou a Vereadora.
Liliana frisou ainda que “temos que levar em consideração tanto a demanda de crianças como a distancia que os pais necessitam hoje percorrer para leva-las para escola, para desta forma buscar a instalação de unidades mais próximas”. Também como forma de oferecer mais vagas na rede municipal e melhorar a qualidade do ensino oferecido, Liliana destaca que a Secretaria de Educação já possui projeto para a criação de uma nova sala de aula e quadra esportiva na Escola Menino Jesus, projeto de reforma para a cozinha da Escola Selma Teixeira Graboski, ampliação da Escola Claudio Longen com a construção de duas salas e a continuidade da creche no Bairro Quitandinha.
Uniformes escolares
Liliana também citou o fato de que a Secretaria de Educação irá entregar kits com calça, jaqueta, camisetas, bermuda, tênis e meias para os alunos das séries iniciais a partir da primeira semana de fevereiro, véspera do retorno às aulas. Também os alunos das séries finais ganharão kit semelhante, apenas não contendo tênis e meias.