Florianópolis - Após reunião realizada nesta quinta-feira (17), com a mesa diretora da Câmara Municipal de São José, o governador Raimundo Colombo anunciou que o Governo do Estado irá estudar a construção do novo Centro de Atendimento Socioeducativo da Grande Florianópolis (CASE), no município. A instituição deve substituir o antigo Centro Educacional São Lucas, interditado em dezembro de 2010 por apresentar condições insalubres e denúncias de maus tratos aos adolescentes.
Com capacidade para atender 70 adolescentes, em medida de internação, e 20 em internação provisória, o projeto arquitetônico da nova instalação passou pela aprovação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. A proposta é reverter a imagem deixada pela antiga instituição com um projeto voltado para a reintegração do adolescente infrator, por meio do estudo e de oficinas que capacitem tecnicamente os internos. “Vamos desmanchar o atual Núcleo e reconstruir um novo. Nossa ideia é a recuperação do adolescente, a ressocialização”, disse o governador Raimundo Colombo. O valor do projeto está estimado em mais de R$ 12 milhões, sendo R$ 6 milhões do governo federal e o restante do governo estadual.
Durante o encontro, os vereadores entregaram ao governador relatórios do Hospital Regional de São José e da segurança pública do município, listando as ações locais para o benefício da região. “Estou conhecendo as necessidades específicas de cada área do Governo, identificando os mais graves e montando ações para atender as situações emergentes”, afirmou Raimundo Colombo.
Participaram da reunião a presidente da Câmara de Vereadores de São José, Neri Osvaldo do Amaral; o vice-presidente Lédio Coelho e os vereadores Moacir da Silva, Méri Terezinha de Melo Hang, e Orvino Coelho Dávila.