São Bento - O prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann, está em viagem ao Japão, onde participa da CSD Intersessional Conference on Building Partnerships for Moving Toward Zero Waste (Conferência Intersessional Visando a Criação de Parcerias Rumo ao Desperdício Zero). O evento reúne 176 pessoas de 88 países e do Brasil, apenas Magno e o diretor Comlurb (Autarquia da Prefeitura do Rio de Janeiro que cuida da gestão dos resíduos na cidade) José Henrique Penedo Monteiro, participam do evento.
A Conferência é um evento internacional da 19ª Sessão da Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CSD-19) e organizada pela ONU - Divisão de Desenvolvimento Sustentável (DSD) das Nações Unidas, Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (UN-DESA), o Ministério do Meio Ambiente do Governo do Japão (MoE-Japan) e o Centro das Nações Unidas para o Desenvolvimento Regional (UNCRD).
Magno Bollmann foi convidado para ser um dos painelistas da Sessão Plenária 2, “Opções, Ações e Financiamento Sustentável de Gestão de Resíduos nas Autarquias”, com o tema proposto: cooperação inter-municipal no sentido de uma abordagem regional para a gestão sustentável dos resíduos, onde apresentou as experiências de sucesso do Consórcio Quiriri, do qual é Presidente, bem como das ações concretas que estão sendo realizadas em São Bento do Sul, na defesa do meio ambiente e na agregação de valor aos resíduos recicláveis, com o aproveitamento industrial na própria região, como o caso de papéis e papelão e sucata de ferro. “Também temos em São Bento do Sul, única empresa no mundo que tem know-how para aproveitar a sucata de poliuretano expandido para uso industrial, com fórmula patenteada e vencedora de prêmio onde participaram várias empresas de muitos países do mundo”, lembrou Magno. O poliuretano expandido leva 150 anos para se decompor na natureza e a sua utilização é o grande desafio da maioria das nações.
Para Magno, o evento está sendo muito proveitoso, com a oportunidade de trocar experiências com diversos países. Por telefone, Magno relatou que o Japão pode realmente ser considerado um exemplo em mobilidade urbana. “É um país estruturado e que serve de exemplo para nós”, observou. O prefeito relatou ainda que São Bento do Sul, comparada a alguns países, está a frente no gerenciamento de resíduos sólidos e na reciclagem do lixo.
A participação de Magno Bollmann no evento no Japão, não tem nenhum custo para o município, sendo pago pelo Ministério do Meio Ambiente do Governo do Japão, inclusive passagens aéreas, e hospedagem. O objetivo da Conferência é a construção de parcerias mutuamente benéficas entre os setores público e privado, visando a criação de um clima de investimento potencial no setor de gestão de resíduos nos países em desenvolvimento.
Facilitar a criação e o desenvolvimento de parcerias concretas e eficazes é um dos principais resultados esperados.
Além da Conferência, o Ministério do Meio Ambiente do Japão organizou visitas de campo que serão realizadas na tarde do dia 18 de fevereiro, dando opção aos participantes de optarem por um dos 3 grupos: Grupo A - Kawasaki Eco Town - Centro de Reciclagem de Garrafas PET; Grupo B - Tokyo Super Eco Town - Empresa de geração de bio-gas e estações de tratamento de resíduos; Grupo C - Tokyo Waste Incinerator - Incinerador de Lixo.