Florianópolis - A ampliação dos programas sociais, dos de geração de renda e de inclusão produtiva, além da consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) terão o apoio do Estado de Santa Catarina. O secretário da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Serafim Venzon, participou nesta quarta-feira (16) da reunião dos secretários Estaduais de Assistência Social com a Ministra do Desenvolvimento Social,Tereza Campello (MDS), em Brasília.
Venzon estava acompanhado da diretora de Assistência Social, Dalila Pedrini, que faz parte do Conselho Nacional de Assistência Social e colaborou na elaboração de políticas públicas importantes para a Assistência Social como a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).
A consolidação do Suas é fundamental para facilitar o acesso de famílias e indivíduos às políticas públicas. “Estamos diante de desafios urgentes para assegurar a Assistência Social como um conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios capazes de promover, no dia-a-dia, de forma integrada às outras políticas públicas, o processo de inclusão social”, disse o secretário.
Os representantes estaduais puderam expor as principais dificuldades, expectativas e desafios para o avanço e o fortalecimento das políticas públicas, especialmente a de Assistência Social.
O encontro foi promovido pelo MDS e prossegue nesta quinta-feira (17) com a presença dos secretários nacionais Denise Colin (Assistência Social), Tiago Falcão (Renda de Cidadania), Paulo Januzzi (Avaliação e Gestão da Informação) e Maya Takagi (Segurança Alimentar e Nutricional).