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GERAL: Águas de Joinville divulga pesquisa realizada com a população

Quinta, 17 de fevereiro de 2011



Joinville - Quase 100% dos joinvilenses fazem uso da água tratada pela Companhia Águas
de Joinville em suas residências; 89% compreendem a importância do
tratamento do esgoto antes que este seja devolvido para natureza, e mais
de 90% dos joinvilenses aprovam a qualidade a água, destacando sua pureza,
gosto, cor, cheiro e pressão. Esses e outros dados foram apresentados
nessa terça-feira (15), na sede administrativa da Águas de Joinville,
resultado do estudo feito pela empresa Painel Instituto de Pesquisa.

Foram ouvidas 640 pessoas entre os dias 16 de novembro e 6 de dezembro, em
14 bairros de diferentes regiões da cidade. Além dos diretores e técnicos
da Companhia, a apresentação do estudo contou com a presença do prefeito
Carlito Merss, do vice Ingo Butzke e do presidente da Amae Renato
Monteiro. Também assistiram a apresentação os secretários do município
Márcio Cysne (Administração) e Eduardo Dalbosco (Planejamento).

Um dos dados mais interessantes constatado na pesquisa foi que o
joinvilense está cada vez mais confiante na qualidade da água oferecida
pela Companhia. Em um ano, o número de pessoas que declararam beber água
da Águas de Joinville aumentou 21%, enquanto o de água mineral diminuiu
23,7%. Os entrevistadores pesquisaram o consumo em casas, indústrias,
comércios e outras localizações. Mas, quando o estudo se direciona apenas
para residências, o consumo é ainda maior, quase alcançando a totalidade
dos entrevistados.

O principal investimento da Companhia está na área de coleta e tratamento
de esgoto. São mais de R$ 180 milhões para aumentar de 14% para 52% as
residências com rede coletora de esgotamento sanitário. E essa preocupação
encontra reflexo na opinião pública.Dos entrevistados, 89% reforçam a
relevância do tratamento de esgoto.

Somados aos investimentos no setor de abastecimento de água, são mais de
R$ 220 milhões já contratados em obras por toda a cidade. Com tantas
frentes de trabalho, é normal que o número de reclamações referentes a
buracos feitos para execução de serviços da Companhia aumente. Comparado a
2009, os dados subiram 40%.

O índice de satisfação com o atendimento prestado pela Companhia também
subiu. Comparado a 2009, o número de pessoas que consideram excelente o
serviço aumentou 11,3%, subindo para 80% o índice de aprovação do
atendimento.

Em 2010, o grau de satisfação no serviço de controle de qualidade da água
subiu 20,7%, sendo que 75% dos entrevistados consideram o trabalho como
sendo o mais importante feito pela Companhia. O aumento na eficiência foi
de 32,8% e de pessoas que consideram a Companhia uma prestadora de serviço
responsável subiu mais de 35%. Quase 100% dos clientes informaram receber
a conta de água em dia e 92% considera que os dados informados na fatura
são claros.

Também foi analisada no estudo a avaliação dos consumidores sobre todos os
serviços prestados pela Companhia. Comparado a 2009, a satisfação dos
clientes subiu 10,8%.

A pesquisa de satisfação é uma iniciativa da Companhia Águas de Joinville
para conhecer a opinião da população joinvilense. Com esses números,
avaliam os gestores, será possível compreender melhor as necessidades do
público e assim planejar com mais eficiência as ações para melhor atender
o cidadão com serviços de água e esgoto.



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