A Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata ocorrida sábado, 5, pela secretaria de Saúde, superou as expectativas. Durante o dia, 285 homens tiveram a oportunidade de fazer, gratuitamente, o exame de sangue de PSA - Antígeno Prostático Específico – que auxilia no diagnóstico de câncer de próstata. O material foi encaminhado para laboratório especializado e o resultado fica pronto em até 10 dias.
Às 8 horas, quando a Unidade Central abriu suas portas, as filas começaram a se formar. No local, os procedimentos foram realizados pelos médicos urologistas da secretaria de Saúde, Daniel Coutinho e Eduardo Felippe Melchioretto. “Os homens estão se cuidando mais, prova disso foi que a participação deles ficou bem acima do que esperávamos”, disse o secretário Deodato Raul Hruschka.
O secretário destaca ainda que caso aja alguma alteração, o paciente será chamado para realizar exames mais complexos e, se necessário, será encaminhado para tratamento. “A falta de orientação ainda é o principal problema e a prevenção é o mecanismo mais seguro para controlar as doenças. Com a campanha, conseguimos retirar o preconceito de muitos homens que ainda preferem evitar os exames por meio do toque retal”, explicou.
Oportunidade - Alfredo Pabst foi um dos participantes da campanha. Com 50 anos de idade, conta que esta é a segunda vez que realiza a coleta de sangue para o exame. “É importante nos cuidarmos mais e essa campanha é uma grande oportunidade para sabermos se está tudo bem”, conta.
Arlete Filipp acompanhava o esposo Edson, de 47 anos, e também destacou a importância dos homens romperem barreiras do preconceito. “Como o exame preventivo é importante para nós, mulheres, o de próstata também deve ser para eles. É sempre melhor prevenir, diagnosticar antes, pois temos muitos casos até de morte por conta do câncer da próstata”, disse.
Acompanharam – O prefeito Fernando Tureck e o vice, Arildo Gesser, estiveram na Unidade Central no sábado à tarde, onde puderam conversar com pacientes e com os médicos responsáveis pela campanha. “Como médico, é muito bom chegar em uma unidade onde uma campanha tão importante está ocorrendo e encontrar muitas pessoas participando. No mês passado, a Rede Feminina promoveu uma campanha de Combate ao Câncer de Próstata e lá também, teve um número significante de participações. Isso demonstra que os homens estão se cuidando mais”, disse Tureck.
Campanha – A ação foi realizada das 8 às 17 horas, na Unidade de Saúde Central, e contemplou homens de 45 anos ou mais. Os resultados podem ser retirados daqui a 10 dias, no laboratório municipal. No ano passado, 235 exames foram realizados durante a campanha.