Figurinos coloridos e caprichados, passos sincronizados e muita criatividade marcaram as apresentações do 22º Festidança Escolar, principalmente nos grupos infantis. Pela primeira vez o festival ofereceu um troféu especial, denominado de Roseli Lica Jankowski, ao grupo que obteve a maior pontuação em todas as noites do evento. O prêmio ficou com o grupo infantil da Escola São Bento, na modalidade dança de rua, com 244,1 pontos.
As disputas foram bastante acirradas, o que demonstra o equilíbrio técnico entre os participantes. Na sexta-feira, 20, por exemplo, a diferença entre o primeiro e o segundo colocados da categoria Infanto-Juvenil Estilo Livre foi de apenas 4 décimos.
Nas três noites do festival foram arrecadados 1.750 quilos de alimentos que serão doados à Cooperativa de Catadores de Material Reciclável, Asfa e Apae. “Estamos separando os mantimentos para fazer a entrega”, afirma o diretor de Cultura, Robson Rodrigues.
Além dos estudantes, o Festidança também contou com apresentações da Academia Suelyn Andrade, Dançarte Stúdio e do grupo Maniacs Crew, campeão do Festival de Dança de Joinville. “É importante a participação de bailarinos profissionais para que os estudantes percebam que ainda podem chegar mais longe na dança”, observa a diretora de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural, Marília Crispi de Moraes. “Temos bailarinos que hoje atuam profissionalmente em academias ou companhias e que deram os primeiros passos no Festidança”, comenta.
Coreógrafos interessados em participar com seus grupos do projeto De Repente Cultura, podem entrar em contato com a Fundação Cultural pelo telefone (47) 3633-6859. “Os alunos treinam tanto a coreografia, que é justo que apresentem mais vezes”, afirma o presidente da Fundação, Braulio Hantschel.
Cerca de mil estudantes participaram do festival este ano, que iniciou na quarta-feira, dia 18, e seguiu até sexta-feira, dia 20.
Resultados:
Infantojuvenil Estilo Livre
1º – EBM Rodolfo Berti (204,5 pontos)
2º – EBM Baselisse Carvalho Virmond (204,1 pontos)
3º – EBM Professora Adélia Lutz (191,5 pontos)
Juvenil Estilo Livre
1º – EEB Prefeito Carlos Zipperer Sobrinho (200,1 pontos)
Infantojuvenil Duo Dança de Rua
1º - EEB São Bento (235,7 pontos)
Juvenil Duo Dança de Rua
1º – EEM Celso Ramos Filho (215,1 pontos)
2º – EEM Professor Roberto Grant (208,7)
Infantojuvenil Dança de Rua
1º - EEB São Bento (236 pontos)
2º - Colégio Global (207,1 pontos)
Juvenil Dança de Rua
1º - EEM Professor Roberto Grant (225,8 pontos)
Infantil Estilo Livre
1º - EBM Dr. Hercílio Malinowsky (230,4 pontos)
2º - EBM Dalmir Pedro Cubas - (220,7 pontos)
3º - EBM Coronel Osny Vasconcellos - (219,5 pontos)