O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II de São Bento do Sul promoveu encontro entre os municípios da 25ª Gerência de Saúde de Santa Catarina. É que na sexta-feira, 20, em parceria com o CAPS I de Itaiópolis, foi realizado o I Fórum InterCAPS.
A ideia de realizar este evento, que é pioneiro na região Norte de Santa Catarina, é resultado da necessidade da aproximação dos profissionais que trabalham nos CAPS. “Muitas unidades da região são novas. O Caps de São Bento do Sul tem apenas 2 anos. Campo Alegre ainda não tem, mas enviou representante. E esse fórum visa a troca de experiência”, avaliou o Coordenador Municipal de Saúde Mental, Cassiano Robert.
Estiveram presentes integrantes de todos os municípios da 25ª regional de saúde (Rio Negrinho, Mafra, Três Barras, Monte Castelo, Papanduva, Campo Alegre e Itaiópolis), além de representantes do município de Canoinhas e de Rio Negro/Paraná.
Dentre os temas discutidos foram os avanços na reforma psiquiátrica, que visa sobretudo construir junto à comunidade, uma nova relação (entre esta e as pessoas que possuem sofrimento mental), a implementação de serviços substitutivos aos hospitais psiquiátricos e as iniciativas desenvolvidas dentro e fora dos CAPS.
Para Cassiano, esse 1º Fórum foi bastante positivo pelas situações que cada cidade expôs. “Conseguimos dividir muitas experiências, avançar nas discussões e percebemos a importância desta iniciativa para nossa região, tanto é que já está confirmado o segundo encontro para o mês de outubro, em Itaiópolis, e o terceiro em novembro, na cidade de Papanduva.", finaliza.