Nesta quinta-feira, 26, São Bento do Sul sedia a 12ª Conferência Municipal de Saúde. O evento inicia a partir das 7 horas, no salão médio da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, com credenciamento dos participantes. Durante todo dia, diversas atrações foram programadas, com o objetivo de discutir os rumos da saúde, bem como a formulação de diretrizes que deverão compor o Plano Municipal de Saúde.
A 12ª Conferência Municipal de Saúde tem sua abertura oficial às 8 horas e a partir das 8h30, o público participa de palestra com a enfermeira Maria Catarina Rosa, que atua na Coordenação da Atenção Básica da Secretaria do Estado de Santa Catarina, com o tema “A Função dos Agentes Comunitários de Saúde”.
Às 9h45, os trabalhos têm continuidade com a médica endocrinologista Andrea Cristina Batista Betkoswky Duvoisin, que palestra sobre o tema “Relação Médico-Paciente”. Após, será realizada divisão de grupos e seleção de coordenadores.
A Conferência segue a partir das 13 horas, com debates entre os grupos e às 14h45, apresentação das propostas na plenária e leitura do relatório final. O evento tem previsão de término às 16h30.
Para o secretário de Saúde, Deodato Raul Hruschka, a Conferência Municipal é um espaço democrático de construção da política de Saúde. “É uma ótima oportunidade para a comunidade se manifestar, tirar dúvidas e decidir os rumos da saúde”, convida.
Unidades – Por conta da realização da 12ª Conferência Municipal de Saúde, a secretaria comunica que nesta quinta-feira, 26, todas as Unidades Básicas de Saúde, Estratégias Saúde da Família (ESF), Centro de Especialidades Médicas, Centro de Reabilitação do SUS e Centro de Vigilância em Saúde estarão fechados. Casos de urgência e emergência serão atendidos pelo Hospital e Maternidade Sagrada Família.
Os serviços disponibilizados nesta data serão Tratamento Fora do Domicílio (TFD), transportes e Central de Medicamentos. Na sexta-feira, dia 27, os atendimentos voltam ao normal.