Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

EM 78 MUNICÍPIOS, 10 MIL MORADIAS EM ÁREAS DE RISCO

Segunda, 14 de fevereiro de 2011

Governador conheceu os números da Cohab

Florianópolis - Diagnóstico, planejamento, ações e metas da Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) foram apresentadas ao governador Raimundo Colombo e ao vice Eduardo Pinho Moreira na manhã de quinta-feira passada, na Casa D'Agronômica. O encontro faz parte do ciclo de reuniões com as empresas e fundações do Estado, com o objetivo de mostrar o trabalho de cada local, para efetivar ainda mais as ações do governo.

Desde 2008, mais de 57 mil catarinenses foram beneficiados pela Cohab, com 14.332 moradias, atendendo famílias com até três salários mínimos das áreas urbana e rural, indígenas e quilombolas. "Nosso objetivo é atender ainda mais pessoas nesses próximos anos, melhorando ainda mais a qualidade de vida da população", afirmou a presidente da instituição, Maria Darci Mota Beck. Segundo ela, dentre as medidas previstas está o desenvolvimento de um programa habitacional voltado ao atendimento de famílias que vivem em áreas de risco em Santa Catarina.

 

Clique para ampliar
Companhia de Habitação apresentou as informações na quinta-feira passada, na Casa D'Agronômica (Antônio Carlos Mafalda/Secom-SC)
 

DESLIZAMENTO
Um levantamento feito pela feito Cohab/SC, com a participação de 78 municípios, apontou que existem aproximadamente 10 mil moradias (cerca de 36 mil pessoas) fixadas em terrenos sujeitos à inundações, enxurradas ou deslizamento de encostas. "Para agilizar os trabalhos uma equipe de técnicos e engenheiros especializados será designada para visitar todas as regiões, para que possamos tomar as medidas estruturais", disse.

A presidente da instituição salientou que o crescente aumento no êxodo de famílias que vivem no campo rumo ao Litoral é outra questão preocupante. Por isso, uma das frentes de trabalho executadas pela Cohab privilegiou os catarinenses que residem nas áreas rurais. Desde a implantação do Programa Nova Casa, em maio de 2003, 5 mil das 14 mil moradias construídas pela companhia beneficiaram as famílias do campo. A meta para os próximos anos é reduzir o déficit habitacional de 10 mil unidades existente nas cidades do interior.

PLANO DE AÇÃO
De acordo com Maria Darci, mesmo com o menor déficit habitacional relativo do Brasil (7,6%), Santa Catarina necessita ainda de 145 mil novas rsidências. O plano de ação elaborado pela Cohab/SC inclui produção de loteamentos, construção de casas isoladas, condomínios residencias verticais e horizontais, e criação de bairros sustentáveis em diversos municípios do Estado.

Durante a reunião, a presidente destacou os principais ações desenvolvidas pela Cohab de Santa Cata-rina, alguns em parceria: Programa de subsídio à Habitação (PSH), Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), Reação Habitação, Kit Casa de Madeira, Programa Minha Casa Minha Vida, Plano Catarinense de Habitação de Interesse Social e o Programa de Recuperação de Crédito. A Cohab funciona com escritórios regionais e de representação em dez municípios - Canoinhas entre eles.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA