Captações dos Sistemas Independentes são as mais atingidas
Jaraguá do Sul - Os Sistemas Independentes atendem cerca de 15% da população jaraguaense, compreendendo os bairros Ilha da Figueira, Boa Vista, Águas Claras, Rio Molha, Barra do Rio Molha, Vila Nova e Santa Luzia. Como estes sistemas utilizam água das encostas, ficam mais suscetíveis aos fenômenos climáticos, que desde janeiro fragilizam o leito destes mananciais, ocasionando repetidamente o assoreamento das captações e a inevitável interrupção na produção de água.
As chuvas intensas ocorridas nas últimas horas comprometeram a captação e produção de água nestes Sistemas, deixando os reservatórios com níveis mínimos. O nível elevado de água nestes mananciais não permite a limpeza e manutenção das captações. Devido a este quadro a previsão de normalização é de 24 horas, desde que não ocorram novas enxurradas. Bairros que dependem da ETA Central estão com o abastecimento de água normal. A ETA Central também está suprindo o abastecimento em partes do bairro Ilha da Figueira e do bairro Vila Nova.
Recomenda-se à população dos bairros afetados que evite o desperdício, conservando a reserva da caixa-d’água para as atividades essenciais.
Em caso de dúvida, o Samae coloca à disposição o telefone (47) 2106-9100.
Mais informações no site do Samae, www.samaejs.com.br.