Florianópolis - Na continuação das reuniões com 29 órgãos do Estado - entre empresas, fundações, autarquias e sociedades de economia mista - o governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira, conheceram as principais ações e projetos do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev), nesta segunda-feira (14), na Casa D´Agrônomica. O encontro foi organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento.
Para o governador, conhecer o trabalho de cada órgão do Governo vai auxiliar para efetivar ainda mais as ações. "Os encontros propiciam o compartilhamento dos conhecimentos e informações dos locais, para a definição das prioridades futuras. Temos que ter responsabilidade, competência e resultado", comentou Raimundo Colombo.
Conforme o presidente do Iprev, Adriano Zanotto, o Instituto concede e revisa as ações previdenciárias aos servidores públicos e seus beneficiários, bem como a arrecadação e gestão de recursos, sob forma de contribuição previdenciária, o pagamento e a manutenção de benefícios que, representam para o servidor e seus dependentes certeza de segurança na aposentadoria.
O Iprev conta com 32 agências no Estado. É constituído por recursos advindos das contribuições mensais dos servidores (11%) e dos patrocinadores (11%). Além dos bens imóveis e compensações previdenciárias com o Regime Geral de Previdência e também os resultados auferidos nas aplicações financeiras, como juros, dividendos, atualização monetária e outros.
O principais projetos e metas para serem desenvolvidas na gestão 2011-2014, destacam-se o melhoramento na gestão dos recursos financeiros do Fundo Previdenciário, buscando melhor rentabilidade e segurança nas aplicações financeiras; fiscalização; modernização das agências; sistema integrado de informática. Além da implantação de ISO 9001, gerir recursos para outros Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Santa Catarina; agilizar os processo de compensação com objetivo de reduzir os aportes financeiros mensais do Estado junto ao déficit do Fundo Financeiro; gestão ambiental sustentável; constituição de créditos e responsabilidade social.
"Temos desenvolvido mecanismos e ferramentas para o cumprimento de metas e objetivos, inclusive com participação e envolvimento do quadro funcional na busca de soluções e otimização dos resultados", informou Zanotto