A frente fria que veio do Uruguai passa por Santa Catarina nesta sexta-feira, trazendo chuva para a maior parte das regiões. Por volta das 9h15min desta sexta-feira, as estações meteorológicas da Epagri/Ciram marcaram 12°C em Florianópolis, 15°C em Joinville, no Norte, e 11°C em Chapecó, no Oeste. Na Serra, as temperaturas começaram a cair, registrando-se 8°C em São Joaquim. Há possibilidade de chuva congelada na região ainda nesta sexta-feira.
A instabilidade no Estado ocorre por um sistema de baixa pressão e pela presença de ventos fortes nos níveis altos da atmosfera _ o jato subtropical. Em regiões como Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte, a chuva deve seguir ao longo do dia, com chances de rajadas de vento, temporal e até de granizo. Em áreas do Oeste e Meio Oeste, o tempo deve abrir um pouco no final do dia, mas as temperaturas seguem baixas e não deverão passar dos 18ºC na região.
A frente fria também atinge o Paraná e o Sul do Estado de São Paulo. O sistema deve atuar até domingo, quando se desloca para o oceano, dando lugar a uma massa de ar polar, que vai reduzir ainda mais as temperaturas no território catarinense e deixar o tempo seco.
Massa de ar polar chega a SC no domingo
A onda de ar polar, que também vem da região do Uruguai, pode trazer temperaturas negativas e fenômenos como geadas e neve até o início da próxima semana. A partir desta segunda-feira, cidades da Serra, como Urupema e Urubici, devem registrar temperaturas entre -10ºC e -8ºC. As rajadas de vento deverão dar sensação térmica de até quatro graus a menos do que marca o termômetro. No litoral, os termômetros podem marcar de 0°C a 3°C, na segunda e na terça-feira, batendo recordes de frio na região.