Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

ALESC - Balanço do dia, elogios e cobranças

Quinta, 10 de fevereiro de 2011


   


 Florianópolis
- Divididos entre elogios e cobranças, as primeiras ações do governo de Raimundo Colombo (DEM) tiveram destaque entre os pronunciamentos dos parlamentares na sessão ordinária ocorrida na manhã de quinta-feira (10).
O deputado Antônio Aguiar (PMDB) elogiou a decisão do governador de isentar de ICMS medicamentos usados em tratamentos oncológicos. A medida, segundo Aguiar, pode significar uma redução de até 17% no preço final dos produtos, beneficiando significativa parcela da população catarinense.
Da tribuna, o deputado Ismael dos Santos (DEM) discursou sobre os estragos causados pelas chuvas nos municípios catarinenses, principalmente em Joinville, Jaraguá do Sul, Luiz Alves, Taió e Mirim Doce. O parlamentar destacou o papel exercido pelas barragens na contenção das águas e cobrou da Defesa Civil estadual a instalação de um sistema de telemetria no rio Taió, em consonância com a barragem de Ituporanga. Também sobre as últimas enchentes, o deputado Aldo Schneider (PMDB) elogiou a agilidade e presteza com que o órgão atendeu as regiões afetadas, amenizando os estragos e perdas da população.
Em seu pronunciamento, o deputado Elizeu Mattos (PMDB) tomou a defesa da Celesc, rebatendo acusações de que a empresa seja inviável financeiramente. Segundo Mattos, a empresa apresenta nível de inadimplência de 0,6%, dentro da faixa considerada aceitável pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O parlamentar acrescentou ainda que a Celesc não deve ser julgada exclusivamente pelo lado financeiro, visto que é uma empresa pública e cumpre papel social. “Não queremos que ela vise lucros, mas que preste bons serviços. Graças a ela, nos últimos oito anos, somente na região serrana, 5 mil famílias saíram da escuridão”, frisou.
A realização do Festival de Música de Jaraguá do Sul (Femusc) foi o tema do pronunciamento do deputado Carlos Chiodini (PMDB). O parlamentar destacou o papel social desempenhado pelo evento, que ao final da sua sexta edição, realizou 200 concertos, onde participaram cerca de 1200 alunos, provenientes de 30 países. “O Femusc proporciona, através do ensino da música, lazer e cultura, colocando em contato alunos e professores de renome mundial”, disse.

Cobranças

O deputado Neodi Saretta (PT) chamou a atenção dos presentes para a demora na liberação de licenças ambientais para os municípios do Oeste catarinense, fato que estaria inviabilizando uma série de investimentos na região e comprometendo o setor produtivo. Saretta informou que está encaminhando um requerimento ao Executivo estadual para que se analisem os pedidos com urgência.
Em seu discurso, a deputada Angela Albino (PCdoB) denunciou a difícil situação vivida pelos setores têxtil, moveleiro e cerâmico em Santa Catarina. Conforme Angela, milhares de postos de trabalho vêm sendo fechados, principalmente em municípios como Brusque e Blumenau, em virtude da forte concorrência estrangeira. Ela apelou por mudanças nas políticas macroeconômicas, que vêm causando perdas severas ao setor produtivo catarinense. “Nós somos da base de apoio do governo federal, mas queremos dividir riquezas e não miséria”, protestou.
O deputado Darci de Matos (DEM) destacou a necessidade de se intensificar a fiscalização no uso dos dispositivos de retenção de transporte, as chamadas cadeirinhas de bebê, usadas no transporte de crianças em veículos automotores. Somente em 2010, segundo o parlamentar, 802 crianças perderam a vida em acidentes de trânsito, número que poderia ser minimizado, caso usassem o dispositivo. Darci destacou ainda que pretende intensificar seu trabalho em defesa das pequeno e micro empresas. “No último ano realizamos reuniões quinzenais no Fórum Parlamentar e alcançamos algumas conquistas para o setor. Neste ano temos novas bandeiras e vamos lutar por elas junto aos congressistas e lideranças”, adiantou.
Integrante da Comissão de Segurança Pública, o deputado Maurício Eskudlark (PSDB) cobrou do governo a criação de programas nas escolas que abordem educação no trânsito e combate ao uso de drogas. “Atualmente vivemos uma carnificina na juventude diante de males que poderiam ser evitados através da conscientização nas escolas”, defendeu.

Projetos

O deputado Sargento Amauri Soares (PDT) declarou que pretende resgatar uma série de projetos de sua autoria que não chegaram a tramitar na legislatura passada, por falta de vontade política. Entre as propostas estão a concessão de anistia aos praças da PM e Corpo de Bombeiros expulsos na greve de 2008, a aposentadoria especial para servidores públicos da Saúde, meia entrada em eventos culturais para professores, criação do Parque Estadual de Taquarinhas, em Balneário Camboriú, e a proposta de realização de plebiscito popular antes da privatização de empresas que prestam serviços públicos. “Vamos passar, se necessário for, mais quatro anos lutando por esses projetos”, declarou.
Resgatando a sua trajetória profissional, como presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e da Epagri, o deputado José Milton Scheffer (PP) agradeceu à sociedade pela conquista de uma cadeira na Assembleia Legislativa e adiantou que lutará por ações em benefício da região sul do estado. “Quero ajudar a construir um governo mais eficiente, voltado para o cidadão e apoiar o desenvolvimento do sul catarinense”.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA