Brasília/DF O Porto de São Francisco do Sul (SC) é uma autarquia do Governo do Estado de Santa Catarina, porém, o prazo da concessão para explorá-lo está prestes a acabar – encerra-se ainda este ano. Preocupados com a possível não renovação, um grupo que busca o apoio para que a administração do Porto permaneça nas mãos do Estado esteve no gabinete do deputado federal Mauro Mariani, que apóia a manutenção do porto público.
Para Mauro Mariani, “é importante manter o porto público e renovar a concessão para o Governo do Estado”. O porto de São Francisco do Sul é o maior de Santa Catarina, sendo inegável sua importância econômica para os catarinenses. “O porto é um grande indutor do desenvolvimento do município, gerador de emprego, incentivador para empresas se instalarem pela região, além de ser um grande diferencial competitivo, principalmente para as regiões norte e nordeste de Santa Catarina”, afirma o deputado federal.
Durante a reunião o deputado confirmou seu apoio para que a concessão permaneça com o estado, fato que justificadiante da importância do porto, por onde passa mais da metade da movimentação portuária de Santa Catarina. Participaram da reunião Celso dos Santos, Secretário do Sindicado dos Estivadores; Salvador Luiz Gomes, vereador de São Francisco do Sul, também representando o Sindicato dos Estivadores; Ana Paula, presidente da Associação Movimento Ecológico Carijós; e Edersom Alves de Lima, representante do Sindicato dos Arrumadores.