Como presidente do Consórcio Quiriri, ele viaja neste domingo para palestrar em conferência internacional
São Bento/Tóquio (JAP) – Durante a sessão da Câmara Municipal de segunda-feira última, os vereadores aprovaram um ofício do prefeito Magno Bollmann, por unanimidade – o alcaide solicitou autorização para se ausentar do país entre os dias 13 (domingo) e 21. Bollmann viajará ao Japão, onde participa como palestrante, representando o Consórcio Quiriri, da International Conference on Bulding Parthnerships for Moving Towards Zero Wast (Conferência Internacional sobre Construção de Parcerias para o Desperdício Zero). Do Brasil serão apenas quatro representantes. Além de Bollmann, participarão um representante do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Clonama), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e um representante do Ministério do Meio Ambiente. Os custos da viagem, conforme a Assessoria de Imprensa do governo municipal, serão pagos pelos organizadores do evento. “O erário público não vai ter despesa”, garante Magno.
DESPERDÍCIO ZERO
O prefeito recebeu as passagens na manhã de ontem, quinta-feira. Seu voo com saída de Curitiba está marcado para às 15:15 deste domingo, com destino a São Paulo, de onde o alcaide segue para a Alemanha. De lá para a França e da França para o Japão, onde Magno deve chegar apenas na manhã de terça-feira, às 9:30 – 21:30 no horário de Brasília. A palestra de Magno Bollmann será realizada ou na quarta-feira ou na quinta. O prefeito, atual presidente do Consórcio Quiriri, que reúne os municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre e Corupá, palestrará sobre resíduos.
“É um orgulho maior para um trabalho de vinte anos”, disse Magno, referindo-se aos trabalhos desenvolvidos na região, que acabaram culminando na criação do consórcio. “Dedico este momento a toda a nossa equipe de trabalho, que nos ajudou a fazer o conjunto deste consórcio, inclusive os prefeitos que integraram, desde o começo, esse trabalho que agora está dando frutos”. A conferência, conforme Magno, receberá a atenção de duzentos participantes, “do mundo inteiro”.
TRADUÇÃO SIMULTÂNEA
O presidente do Consórcio Quiriri palestrará em português – o evento terá tradução simultânea para diferentes línguas. Magno levará publicações sobre o consórcio em inglês, também. “Estamos levando um bom material”, comentou. Parte dos materiais foi produzida pela Fundação Getúlio Vargas e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, “expressando um conceito social do Consórcio Quiriri”. Magno lembra que a conferência abordará “todos os conceitos de desperdício”, inclusive o relacionado à água. “Vou aprender e trazer exemplos para aplicar à nossa realidade local”, explica.
PUJANÇA
A região metropolitana de Tóquio – a capital do Japão, cidade que receberá a conferência – tem mais de 35 milhões de habitantes. A cidade é considerada uma das mais importantes, movimentadas e densamente habitadas do globo. O Japão, com seus quase 130 milhões de habitantes, tem o segundo maior PIB nominal entre todos os países e é um dos maiores exportadores do mundo. Além do poderio econômico, o país também se destaca como a nação com a maior expectativa de vida. Em 2010, o Japão ficou na 20ª posição do Environmental Performance Index (Índice de Desempenho Ambiental). O Brasil, no mesmo levantamento, ocupa a 62ª colocação. (E.L.)