Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

DESCENDENTES DE UCRANIANOS REALIZAM VENDA DE GASTRONOMIA TÍPICA

Quarta, 09 de fevereiro de 2011

Ação reverte-se em investimentos para a Igreja Ucraína Exaltação da Santa Cruz

São Bento – Situada na rua Darci Roesler, no Parque Regina, anexo bairro Cruzeiro – proximidades dos mercados Júnior e Beto –, a Igreja Ucraína Exaltação da Santa Cruz, através da sua diretoria, realiza novamente no final de semana a sua já tradicional venda de gastronomia típica ucraniana. Serão comercializados pratos como holuptzi, borchtch, pão caseiro, broa e perohê  (cozido e frito). Na sexta-feira, as vendas iniciam às 17:00. No sábado, a partir das 11:00 – além da comida típica haverá venda de carnes assadas, pernil e costela. É necessário levar vasilhame para o evento.

 

Clique para ampliar
O perohê lembra o tradicional ravióli italiano (Foto Divulgação/Ilustrativa)
 

TEMPERO PRINCIPAL
O holuptzi é uma espécie de “charuto de repolho”, recheado com carne moída, bacon e arroz e temperado com diferentes condimentos. O borchtch, por sua vez, trata-se de uma sopa que leva costelinha defumada e legumes, entre outros, além de leite, nata e a indispensável beterraba, que lhe confere a coloração típica. “A beterraba é o tempero principal”, afirma Eliana Kerecz Grahl, da comissão organizadora. O perohê, por sua vez, lembra o tradicional ravióli italiano. Feito com massa especial, o prato ucraniano tem recheio de batatinha e requeijão ou batatinha e chucrute. O perohê frito, entretanto, também tem a opção doce.

 

Clique para ampliar
Borchtch: sopa de beterraba com costelinha defumada (Foto Divulgação/Ilustrativa)
 

MISCIGENAÇÃO
A venda dos pratos é realizada para angariar fundos para pagar os investimentos em obras realizadas na Igreja Ucraína Exaltação da Santa Cruz, que realiza missas sempre no primeiro e no segundo domingos do mês, às 9:30, com o padre Emerson Sérgio Spack, que vem de Mafra, onde fica a paróquia. A comunidade ucraniana que a frequenta tem cerca de cento e quarenta famílias. As missas seguem o rito latino, mas na linguagem ucraniana. Alguns trechos, porém, são destacados em língua portuguesa – pois alguns descendentes ucranianos já estão miscigenados. Maiores informações pelo fone 0**47-9619-5115, com Eliana. 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA