Florianópolis - Na hora em que os presos fugiam do Centro de Triagem da Trindade junto da Penitenciária Estadual, o secretário de Segurança Publica, Cesar Grubba, estava reunido com empresários e lideranças políticas na sede da Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul. Tratando da delicada situação da segurança pública.
O governador Raimundo Colombo vai hoje a Joinville para o início das comemorações do centenário de fundação da Associação Empresarial. Encontrará três Delegacias de Polícia fechadas. Por falta de efetivo.
Se Colombo quiser perder alguns minutos devia fazer escala em Itajaí. Vai constatar que o Presídio do Complexo Penitenciário de Itajaí, inaugurado às pressas em dezembro de 2010 pelo ex-governador Leonel Pavan, está fechado. A inauguração valeu para convocar a banda de música e descerrar a placa.
O Centro de Triagem da Trindade também é outra obra politiqueira. Inaugurada,também, pelo governador Leonal Pavan, no dia 21de dezembro, com o tradicional foguetório. Segundo aletaram membros da OAB-SC não tinha a menor condição de operar. O advogado João Moacir Corrrea foi profético: “É um quadradão construído de qualquer jeito. Não tem guarita, nem parlatório, nem sistema de segurança. Não ouviram advogados ou agentes prisionais”.
A OAB catarinense está cansada de apelar para que a segurança pública seja técnico, distante dos partidos políticos. Ronaldo Benedet foi o último secretário de Segurança Pública. Deputado estadual do PMDB recebeu um bombardeio de críticas até pela ausência física de Blumenau, Joinville,Chapecó. Só o sul, sua base eleitoral, não se queixava. Mauricio Eskudlark, do PSDB, era o Delegado Geral de Policia.
A segurança pode não ir tão bem como a população esperava. Mas Ronaldo Benedet foi eleito deputado federal e Eskudlark está agora na Assembléia. Quem não estiver contente que reclame pro Papa.