Realizada a primeira sessão da Assembleia Legislativa catarinense
Raimundo Colombo destacou as "diretrizes e metas que nortearão a administração pelos próximos quatro anos" (Antônio Carlos Mafalda/Secom-SC) Florianópolis - O governador Raimundo Colombo apresentou a primeira mensagem anual do governo do Estado para a abertura da primeira sessão do ano da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), semana passada. Colombo explicou aos deputados estaduais as diretrizes e metas que nortearão a sua administração pelos próximos quatro anos. As "prioridades máximas" foram elencadas, como a atenção à saúde, segurança, educação e infraestrutura. "Não abriremos mão de conduzir um governo humano e próximo das pessoas; um governo íntegro, transparente e digno da confiança recebida", declarou o governador na quarta-feira.
Outro ponto destacado foi a agenda de trabalho, que o governador quer que seja constantemente debatida e aprimorada em discussões com a sociedade e com a Alesc. O objetivo é formular uma proposta única de desenvolvimento socioeconômico com equilíbrio, sem exclusão social e fortalecendo as camadas sociais mais pobres. "Um governo não se faz sozinho", definiu. "Aprendi, em meus mais de trinta anos como político, que somente através das pessoas, de seus sonhos, desejos, defeitos e virtudes podemos alcançar nossos objetivos mais valiosos. E é isso que nos reúne nesta Casa no dia de hoje", explicou Raimundo Colombo, que emendou: "Mais do que uma solenidade, aqui estamos para aprender, trabalhar e servir".
EXEMPLAR
Cada deputado recebeu um exemplar com a mensagem do governador e as diretrizes explicadas para cada área. Colombo destacou também os índices econômicos e sociais que colocam Santa Catarina em destaque, como o maior PIB per capita da região sul e o maior do país. Segundo o governador, "foi graças ao trabalho de todos os homens e mulheres que antecederam a sociedade atual que o Estado pode apresentar esses índices semelhantes aos de países mais avançados e desenvolvidos que o Brasil". Após o encerramento da apresentação da Mensagem do Governador, o presidente da Casa, Gelson Merísio, encerrou a sessão para acompanhar o governador e o vice-governador Eduardo Pinho Moreira. Antes do fim da sessão, Merísio convidou os deputados presentes para comparecer às 18:00, no gabinete do governador, em uma visita oficial para retribuir as palavras de Raimundo Colombo. O presidente também afirmou que Raimundo Colombo está sempre convidado a comparecer novamente à Assembleia, "porque governador e deputados têm uma missão em comum: o bem-estar dos catarinenses".