Câmara de Vereadores retomou a legislatura
São Bento - Os trabalhos legislativos reiniciaram na semana passada em São Bento do Sul. Quem comandará a Casa no biênio 2011-12 será a vereadora Nilva Larsen Holz (PP). Os parlamentares apresentaram um sem-número de Indicações na primeira sessão do ano. Durante a palavra livre, a presidente da Casa falou sobre a "emoção" de assumir a presidência da Câmara. "Sei que é um grande desafio, mas devemos superar os desafios", citou Nilva.
Segundo ela, "esta será uma gestão democrática, sendo que a mesa é composta com diversidade ideológica, pois dos cinco partidos que possuem representantes na Câmara, três têm representantes na Mesa Diretora". Ela destacou ainda que em sua gestão será priorizada a harmonia com as bancadas. Para ela, deve prevalecer o interesse público sobre os interesses individuais.
O vereador Marco Aurélio Viliczinski (PSB) falou sobre as enchentes que ocorreram em janeiro no bairro Serra Alta, solicitando melhorias nas tubulações de águas pluviais existentes no bairro, eliminando o risco de enchentes. O vereador Eduardo Moraes (PP) falou sobre o estado de conservação das rodovias federais e estaduais que dão acesso ao município, solicitando melhorias nas referidas. Destacou ainda o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Turismo, principalmente sobre a qualidade do material desenvolvido pela pasta para a divulgação do município.
PLANEJAMENTO
O vereador Luiz Alberto Sieves (PMDB) falou sobre as enchentes ocorridas no município, principalmente no bairro Serra Alta, destacando que as mesmas "poderiam ser evitadas se as obras necessárias para o escoamento das águas tivessem sido realizadas". O vereador Josias Terres (DEM) comentou sobre sua Indicação, apresentada em parceria com o vereador Antonio Tomazini (DEM) - solicitando que os postos de saúde do município não entrem mais em férias coletivas.
Para ele, os funcionários destes postos de saúde devem pegar férias durante o ano. Ele também cobrou melhorias nos loteamentos, "para que não ocorram enchentes como as de janeiro". O vereador Tadeu do Nascimento (PT) citou que “o problema das enchentes não está acontecendo apenas em São Bento do Sul, mas em todo o Brasil”. Ele lembrou ainda os investimentos que vieram do governo federal para o município.
A vereadora Adriane Eliza Ruzanowsky (PMDB) destacou que "já se passaram dois anos da atual administração e a população ainda aguarda a realização de diversas obras". Para a vereadora, "existe falta de planejamento dentro da prefeitura", citando, como exemplo, o fechamento dos postos de saúde no final do ano.
O vereador Sérgio Pacheco (PP) também citou as enchentes ocorridas no município, mas, para ele, "parte da culpa é da Fatma, que libera autorizações para construções irregulares, em áreas de risco, bem como a alteração do código de reflorestamento, que foi alterado de trinta metros do leito dos rios para cinco metros".
INTERNET
Um dia depois, na quarta-feira, a presidente da Câmara de Vereadores reuniu-se com o executivo de Negócios da Oi, Vitor Eduardo dos Santos Silva, para discutir propostas para a melhoria no acesso à internet no parlamento, "principalmente visando maior rapidez no acesso externo ao saite da Casa". Ao final da reunião foi definido que a Câmara deixará de utilizar a atual conexão via ADSL de 400kb e passará a utilizar um link próprio de 1mb. O custo atual da conexão é de cerca de R$ 200,00 mensais - com a melhoria, passará para R$ 700,00 mensais. O novo sistema deve estar no ar em cerca de quarenta dias.
Com a melhoria, o saite da Câmara deve ser reformulado para que o acesso externo seja mais rápido. Outra melhoria que deve ser implantada é a transmissão ao vivo do áudio das sessões da Câmara. Com isso, em breve, quem quiser acompanhar as reuniões via internet poderá fazê-lo através do saite www.cmsbs. sc.gov.br. Também participaram da reunião o diretor da Casa, José Dorival Dums, a diretora de Compras, Rosilene Arnoldo, e o responsável pelo setor de Informática, Djoni Cleber Pinheiro.