Deputado federal mais votado da história de Santa Catarina tomou posse
Brasília/DF - "Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil". Este foi o juramento de cada parlamentar para o início da 54ª legislatura do Congresso Nacional (de 2011 a 2015), realizado na manhã de terça-feira. O reeleito deputado federal Mauro Mariani (PMDB/SC), com a maior votação da história de Santa Catarina, participou da cerimônia acompanhado de sua esposa Cynthia Camargo. O presidente da Câmara, Marco Maia, abriu os trabalhos e convocou os deputados com maior número de mandatos para ajudarem no andamento da sessão de posse.
Logo após, cada deputado, de norte a sul do Brasil, em ordem alfabética, foi convocado para o juramento. Na sua vez, Mauro Mariani, ao lado de seus colegas de Estado e partido, Rogério Peninha Mendonça e Ronaldo Be-nedet, ergueu sua mão direita, como gesto de compromisso com todos os brasileiros. A Câmara tem 46% de renovação nesta legislatura - de um total de 513 deputados eleitos, sendo que, destes, 12% estão estreando na política.
PRIORIDADES
Mariani está em seu segundo mandato como deputado federal e definiu quais as prioridades para os próximos quatro anos. "Garantir recursos às pessoas portadoras de necessidades especiais será minha bandeira", afirmou. "Também lutarei para colocar na pauta da Câmara discussões importantes, como a reforma política, a reforma tributária e a regulamentação da Emenda 29, que aumenta os recursos para a saúde, além de assuntos ligados à infraestrutura, pela qual sempre batalhei".
Eleito com 186.733 votos, Mariani tem a experiência de mandatos como prefeito de Rio Negrinho (duas vezes), deputado estadual, secretário de Estado da Infraestrutura (três vezes) e deputado federal. "Nosso gabinete será a ponta de lança das necessidades dos catarinenses, a embaixada do nosso Estado em Brasília. Prefeitos, vereadores, lideranças políticas, empresariais e comunitárias têm todo o nosso apoio. Vamos honrar cada voto que recebemos com muito trabalho e dedicação", destaca Mauro.
EMENDA CONSTITUCIONAL
Mariani pretende defender uma emenda à Constituição Federal destinando parte do investimento obrigatório em Educação ou Saúde especificamente para as pessoas com necessidades especiais. A ideia é que pelo menos 1% do orçamento da União seja obrigatório para o atendimento a essa população, que, estima-se, chega a 15% da população do país. "Penso que é preciso dar condições para que entidades e ONGs de todo o país tenham financiamento de suas atividades por parte do poder público, de forma obrigatória, evitando assim que precisem estar o tempo todo pedindo recursos, mendigando apoios".
POSICIONAMENTO POLÍTICO
Em relação ao seu posicionamento político em relação aos governos estadual e federal, o deputado federal diz que junto ao governo estadual será institucional, apoiando as iniciativas que forem para o bem de Santa Catarina e sua população, e junto ao governo federal fará parte da base governista, "mas sem o apoio de olhos fechados, sempre votando e trabalhando os temas com base no que pensam nossos eleitores", finaliza Mariani, que pretende trabalhar em sintonia com os senadores Paulo Bauer e Luiz Henrique e a bancada federal catarinense.